‘Puxei pelo rabo’, conta policial que salvou idoso e cavalo do ataque de um pitbull, em Rio Verde
Em entrevista exclusiva, soldado contou como conseguiu afastar o animal e prestar socorro à vítima de 92 anos
O soldado Da Silva, do 2º Batalhão da Polícia Militar de Goiás (PMGO), relatou em entrevista exclusiva à reportagem do Mais Goiás os momentos de tensão vividos durante o ataque de um pitbull contra um idoso de 92 anos e seu cavalo, que puxava uma carroça, em Rio Verde. O policial estava de folga quando presenciou a situação e precisou agir para conter o animal.
Segundo o militar, tudo aconteceu na última terça-feira (10), por volta das 14h40, no momento em que ele saía de casa. “Quando abri o portão, vi o cachorro correndo atrás da carroça e o momento em que ele atacou o cavalo. Quando vi, já fui atrás”, contou. Ao se aproximar do local, o policial relatou que o cavalo já estava “meio caído” e o cachorro “mordendo o pescoço” do animal. O idoso, segundo ele, foi atacado ao tentar proteger o cavalo.
SAIBA MAIS:
- Pitbull filmado atacando animais no Solar Ville é resgatado: ‘Queriam matá-lo’ | Mais Goiás
- Pitbull também atacou cachorro após ferir criança em Goiânia | Mais Goiás
“Quando me aproximei, em determinado momento, o cachorro ficou de costas para mim, aí eu aproveitei para puxá-lo pelo rabo. Quando consegui afastar o cachorro do cavalo, peguei ele no colo e coloquei dentro do meu próprio carro. Aí ele foi ficando mais calmo”, disse.
Com o animal contido, o policial pôde então garantir o socorro da vítima. “Acionei a PMGO e o Samu, que, quando chegaram, deram total apoio”, afirmou. E emendou: “Depois que a situação estava mais controlada, que a viatura chegou, os donos vieram buscar com a coleira. Daí eu abri o carro e eles pegaram o animal.”
No fim do dia
Mais tarde, segundo o militar, o idoso retornou acompanhado de sua família para agradecer pela ajuda. “Ele veio aqui em casa e todos me agradeceram bastante. O cavalo também ficou machucado, mas aparentemente não corre risco. Ficou sob os cuidados de algum parente.” Veja o vídeo abaixo, no qual o idoso relata detalhes do ocorrido e agradece o apoio prestado pelo militar:
“Cachorro fugiu”
A proprietária do cão foi localizada e conduzida à 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), onde prestou depoimento. O pitbull permaneceu, provisoriamente, sob responsabilidade de um familiar da dona.
Segundo o policial, durante o registro da ocorrência na delegacia, a proprietária explicou como o cachorro teria escapado. “Quando ela foi à delegacia, disse que havia perdido o controle do portão e que por isso o animal acabou fugindo”, afirmou.
LEIA MAIS:
- Moradores denunciam ataques de pitbull a cães e gatos no Solar Ville, em Goiânia | Mais Goiás
- ‘Não adianta chutar’: especialista explica como agir em ataque de pitbull | Mais Goiás
Registro da ação
O caso ganhou repercussão após imagens de câmeras de segurança circularem pelo município. Elas mostram o momento em que o cão corre em direção ao cavalo que puxava a carroça conduzida pelo idoso. Ao tentar defender o animal, o registro mostra o homem sendo atacado e depois caminhando com diversos ferimentos, principalmente no braço esquerdo. Veja:
Omissão na guarda de animais é crime
Conforme mostrado pela reportagem do Mais Goiás, deixar um animal considerado perigoso solto ou sem os cuidados necessários pode trazer consequências jurídicas para o tutor no Brasil. A legislação prevê punições para situações em que a falta de controle sobre o animal representa risco à segurança de outras pessoas. Clique aqui para entender o que diz a lei e as penalidades impostas aos tutores.