Rio Vermelho transborda após forte chuva na Cidade de Goiás
Vídeos feitos pelo professor Glauco Gonçalves, da UFG, mostram nível da água à altura da Ponte da Lapa
Depois de uma forte chuva que caiu na Cidade de Goiás, o rio Vermelho transbordou na manhã desta terça-feira (6) e a rua da prefeitura chegou a alagar. Vídeos feitos pelo professor Glauco Gonçalves, do Programa de Pós Graduação da Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFG, por volta das 13h mostram que o nível da água já alcançava a Ponte da Lapa – margeando a casa da poetisa Cora Coralina. Também chama atenção a força da correnteza.
“A chuva tem se acumulado nas últimas 24 horas, mas não houve uma grande chuva repetina – e sim um acúmulo precipitações graduais desde a noite passada”, relata Glauco. “A população fica sempre em alerta e preocupada. No momento em que fiz esses vídeos, os bombeiros fechavam a ponte que dá acesso à Santa Casa, que está à margem do Rio Vermelho. O principal temor era que o rio subisse para dentro do hospital”. A Santa Casa completou 200 anos em 2025 e é um importante ponto de referência na região.
Com dados rede de Alerta de Chuvas Intensas em dados da Rede de Alerta de Chuvas Intensas, o Centro de Informações Hidrológicas e Metereológicas da Semad (Cimehgo) informou que a precipitação foi de 115,6 mm em um trecho do rio nesta terça, índice considerado bastante elevado.
Por volta das 16h, o professor disse que a situação no município parecia mais tranquila, e a ponte de acesso à Santa Casa já estava liberada.
“O risco de enchentes no centro histórico da Cidade de Goiás sempre gera temor na população”, afirma o professor. “A última grande enchente aconteceu na época do tombamento da cidade pela Unesco, por volta de 2000, 2001, com o episódio que culmina com a derrubada da Cruz do Anhanguera, o que virou um símbolo daquele episódio”.