Rio Vermelho transborda na Cidade de Goiás após chuvas intensas
Nível do rio subiu de forma acelerada, saltando de 53 centímetros às 6h para mais de 2 metros por volta das 10h15
O alto volume de chuvas na região fez com que o Rio Vermelho transbordasse na manhã desta terça-feira (6) na Cidade de Goiás. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo), foram registrados 115,6 milímetros de precipitação em poucas horas, o que equivale ao volume esperado para cerca de 15 dias.
O nível do rio subiu de forma acelerada, saltando de 53 centímetros às 6h para mais de 2 metros por volta das 10h15. No começo da tarde, as águas chegaram a invadir o centro histórico e alagaram a parte baixa do município. Por volta das 15h, o registro é de chuva leve. Com isso, o volume abaixou, segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim.
A orientação, contudo, é evitar áreas próximas ao leito do rio. A situação segue em alerta laranja e há possibilidade da população ribeirinha ser atingida, assim como de afogamento e de dano ao patrimônio histórico.
Em nota nas redes sociais, a prefeitura pediu à “população que evite transitar nas proximidades do rio, não permita que crianças se aproximem da área e que moradores ribeirinhos redobrem a atenção. Em caso de nova elevação do nível da água, pode ser necessário deixar as residências, sempre priorizando a segurança”.
E ainda: “A Prefeitura de Goiás segue em contato permanente com o Corpo de Bombeiros, realizando monitoramento constante da situação e acompanhando as informações meteorológicas.” O pedido é por cautela.
O Mais Goiás também procurou o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). A corporação confirmou que os níveis da água foram normalizados.