TRADIÇÃO

Romaria do Divino Pai Eterno chega ao 7º dia com desfile de carros de boi e Trindade é declarada capital simbólica de Goiás

Expectativa é reunir cerca de 500 carros de boi nesta edição

Romaria do Divino Pai Eterno chega ao 7º dia com desfile de carros de boi e Trindade é declarada capital simbólica de Goiás
Desfile de carros de boi para Trindade (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Nesta quinta-feira (3), o 7º dia da Romaria do Divino Pai Eterno tem como destaque o tradicional desfile dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros, em Trindade (GO). A manifestação cultural, que reúne milhares de fiéis e mantém viva uma das tradições mais emblemáticas do estado, acontece a partir das 7h30, com concentração na Praça da Igreja Matriz.

Comitivas de várias regiões do interior goiano participam da romaria, que segue em cortejo até o carreiródromo, após a bênção inicial. A expectativa da Associação de Carreiros de Goiás é reunir cerca de 500 carros de boi nesta edição.

O evento também marca a transferência simbólica da capital do Estado de Goiás para Trindade, conforme determina a Lei Estadual nº 22.813. A transferência ocorre anualmente na quinta-feira que antecede o encerramento da Festa do Divino Pai Eterno.

LEIA MAIS
Confira a programação da Romaria de Trindade 2025

Shows de Murilo Huff e Bruno e Marrone são confirmados na Festa de Trindade; veja atrações

Em setembro de 2018, a Romaria dos Carros de Boi foi registrada oficialmente como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconhecendo o valor histórico e cultural da prática para as comunidades rurais goianas.

A Romaria do Divino Pai Eterno é considerada uma das maiores manifestações religiosas da América Latina. Em 2025, o evento tem superado as expectativas de público e participação, com milhões de romeiros peregrinando até o município de Trindade, localizado a cerca de 20 km de Goiânia.