OPERAÇÃO

Sanperes ajuda a polícia a identificar 59 motos roubadas em Goiás e MG

A Sanperes, empresa de avaliação e vistoria de veículos, ajudou a Polícia Militar a identificar…

A Sanperes, empresa de avaliação e vistoria de veículos, ajudou a Polícia Militar a identificar 59 motos roubadas em Goiás e Minas Gerais. (Foto: divulgação)
A Sanperes, empresa de avaliação e vistoria de veículos, ajudou a Polícia Militar a identificar 59 motos roubadas em Goiás e Minas Gerais. (Foto: divulgação)

A Sanperes, empresa de avaliação e vistoria de veículos, ajudou a Polícia Militar a identificar 59 motos roubadas em Goiás e Minas Gerais. A operação, iniciada no dia 1º de junho, ainda está em andamento e visa desarticular quadrilhas especializadas em furto e roubo de automóveis.

De acordo com o diretor da Sanperes, Daniel Ganda, a empresa foi acionada pela Companhia de Policiamento Especializado (CPE) para avaliar a qualidade e recuperação dos veículos, além de auxiliar na identificação de proprietários e receptadores.

“Mesmo estando fora de operação há quase um mês por conta de sucessivas injustiças sofridas ao longo de três anos, a Sanperes tem contribuído com a operação da PM no sentido de identificar as motocicletas produto de furtos e roubos. Foi uma atuação em conjunto, que permitiu a desarticulação de um esquema que trouxe inúmeros prejuízos aos goianos e mineiros”, ressaltou.

Após a identificação das motocicletas feita pela empresa, militares do CPE conseguiram identificar os autores dos crimes, que, segundo a PM, são de Araguari e Uberlândia (MG), onde a corporação já atua para realizar as prisões.

Parceria com as forças policiais

Ao Mais Goiás, o diretor da Sanperes disse que, desde 2015, a empresa possui relação próxima com as forças policiais de Goiás. Há cerca de 50 dias, por exemplo, a empresa realizou treinamento com militares de Catalão e região para facilitar na identificação rápida e eficiente de veículos com sinais de roubo.

“Com o treinamento, um policial que está em patrulhamento consegue reconhecer se um veículo parado ou não é fruto de algum crime”, disse. Daniel Ganda ressaltou, ainda, que, além de treinar militares de Catalão, a empresa também promoveu treinamento de militares em Goiânia, equipes da Polícia Técnico-Científica de Goiás e do DF.

Auxílio na redução dos índices de roubos e furtos

Em quase 7 anos de atuação no Estado, a empresa diz que auxiliou na redução de cerca de 81% de roubos em Goiás. De acordo com Ganda, antes da atuação da empresa, o Detran apreendia aproximadamente 8 veículos adulterados por ano. Com a chegada da Sanperes em Goiás, esse número anual passou para 1,2 mil.

“Na Grande Goiânia, quase 950 veículos eram roubados por mês. Hoje, esse número é de aproximadamente 20, sendo que em alguns meses não há registro deste tipo de crime. Não é um milagre. A Polícia faz sim um bom trabalho, mas a colaboração da Sanperes para identificar automóveis adulterados é fundamental para diminuição da criminalidade”, pontuou.

Ainda segundo o diretor da empresa, a população precisa ficar mais atenta agora que a Sanperes foi impedida de atuar. “Se não usarem os padrões que usamos, os índices podem aumentar muito. Isso porque a Sanperes reprova 25% dos veículos nas vistorias, enquanto a média no Brasil é de 2%. Nossa atuação é a mais atenta e minuciosa possível”.