força-tarefa

Saúde envia antídoto para vítimas suspeitas de intoxicação por metanol; paciente de Formosa deve receber alta

A logística para o tratamento envolveu a captação de 27 ampolas do antídoto junto ao Hospital das Clínicas da UFG

Antídoto foi enviado de avião para o HCN, em Uruaçu | Foto: SES

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na tarde de sexta-feira (03/10), uma operação para distribuir o antídoto contra intoxicação por metanol aos hospitais que atendem duas das três vítimas com suspeita da contaminação no estado.

Em uma atualização sobre os quadros clínicos neste sábado, a pasta informou que o paciente de Formosa apresenta boa evolução e poderá receber alta, enquanto a mulher internada em Uruaçu, que recebeu o antídoto por transporte aéreo, segue em estado grave na UTI. O paciente de Padre Bernardo está intubado no Hospital de Base de Brasília (DF).

A logística para o tratamento envolveu a captação de 27 ampolas do antídoto (álcool absoluto estéril) junto ao Hospital das Clínicas da UFG, em Goiânia. O material foi enviado para o Hospital Estadual de Formosa e para o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.

A paciente de 25 anos, internada em Uruaçu, foi a que demandou a ação mais urgente. Uma força-tarefa do Governo do Estado foi montada para que o antídoto chegasse à unidade por via aérea. Apesar de estar respondendo às terapias e apresentar melhora clínica, ela permanece intubada e em estado grave, com quadro de insuficiência renal e respiratória.

O paciente de Formosa, de 20 anos, está internado desde sexta-feira com visão turva, náuseas e vômito Ele encontra-se consciente, orientado e com boa evolução. Após receber o antídoto para intoxicação pro metanol e ser monitorado pela Saúde, a equipe médica prevê que ele receba alta após um último período de observação de 12 horas.

O terceiro caso, de um homem de 47 anos de Padre Bernardo, também continua grave. Ele foi transferido neste sábado (04/10) do Hospital Santa Maria para o Hospital de Base, em Brasília (DF). O paciente está intubado após evoluir com insuficiência respiratória aguda e pneumonia broncoaspirativa. No carro dele foram encontradas diversas bebidas, compradas em uma localidade conhecida como “Vendinha”, próxima ao município goiano.

Em todos os casos, a Polícia Civil foi acionada e já iniciou as investigações para rastrear a origem das bebidas alcoólicas consumidas pelas vítimas. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-GO) segue monitorando a evolução dos pacientes e prestando suporte às equipes médicas.

Leia Mais: