Sem água há 8 dias, moradores de Senador Canedo lavam louça em córrego: ‘uma vergonha’
Falta de chuvas, altas temperaturas e consumo elevado são apontados como causas da crise
Moradores de Senador Canedo estão há dias sem abastecimento de água e têm recorrido a córregos da região para atividades básicas, como lavar roupas e louças. No Residencial Porto Seguro, a população afirma estar há oito dias sem água nas torneiras. Em um vídeo, uma moradora desabafa enquanto lava louça à margem do córrego: “É uma vergonha a pessoa ter que vir lavar louça num córrego porque não tem água no seu setor.”
Em nota, a Agência Municipal de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) informou que a instabilidade no abastecimento nos bairros atendidos pelo sistema de captação do Ribeirão Bonsucesso, na Região Norte da cidade, é causada pela combinação da falta de chuvas, das altas temperaturas e do consumo elevado, principalemente nos finais de semana. A pasta afirmou ainda que duas adutoras do sistema se romperam recentemente, mas já foram consertadas.
Segundo a Sanesc, esta é a primeira vez que o período de estiagem se prolonga até dezembro no município, o que reduziu significativamente o nível dos reservatórios. A equipe técnica diz estar realizando reparos contínuos e manobras para normalizar o fornecimento “o mais rápido possível”. As demais regiões da cidade, segundo a agência, seguem com abastecimento regular.
A Sanesc orienta a população a manter o consumo consciente e reforça que trabalha para restabelecer o serviço nos bairros afetados.