Senador Canedo restringe funcionamento de distribuidoras de bebidas
Texto segue os mesmos moldes da legislação goianiense. Prefeito Sandro Mabel sancionou medida em 30 de julho
A Prefeitura de Senador Canedo dará início, na noite desta quinta-feira (9/10), a uma ação de fiscalização para garantir que distribuidoras de bebidas funcionem com portas fechadas apenas na modalidade delivery durante a madrugada. A medida ocorre uma semana após a sanção da Lei nº 2.975/2025, que, aos moles da legislação em vigor em Goiânia, permite o atendimento presencial nesses estabelecimentos apenas entre as 6h e as 0h.
A fiscalização, que acontece em caráter educativo até novembro, é encabeçada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SESP), em parceria com a Polícia Militar (PMGO), Polícia Civil (PCGO), Guarda Civil Municipal (GCM). Proprietários de estabelecimentos flagrados abertos após o horário limite serão orientados acerca da lei e serão obrigados a interromper as atividades imediatamente.
Pela nova legislação, o funcionamento na madrugada está permitido entre as 9h e as 4h59. A ideia, com isso, é reforçar a segurança pública e evitar a prática de crimes registrados em lugares próximos às distribuidoras durante a madrugada, como tráfico de drogas, roubos e assassinatos.
“A regulamentação do funcionamento das distribuidoras é uma medida preventiva, que contribui diretamente para reduzir ocorrências e tornar o ambiente urbano mais seguro”, afirmou o comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, coronel Virgílio.
LEIA TAMBÉM:
Restrição em Goiânia
O texto segue os mesmos moldes da legislação goianiense. Conforme mostrado pela reportagem do Mais Goiás, o prefeito Sandro Mabel (UB) sancionou, em 30 de julho, o texto voltado à restrição do horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas da capital.
O dispositivo recebeu forte apoio de setores da segurança pública, principalmente de policiais militares e guardas civis metropolitanos. A nova legislação é resultado de uma iniciativa do vereador Sargento Novandir (MDB) que foi elaborada com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na capital.
SAIBA MAIS:
Conforme relatado pelo parlamentar durante as discussões no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, dados do Comando de Policiamento da Capital (CPC) apontam que mais de 40% dos homicídios registrados entre janeiro e abril de 2024 ocorreram em frente ou nas proximidades de distribuidoras de bebidas.