Siamesas de Manaus: gêmeas podem ser extubadas nos próximos dias
As gêmeas siamesas de Manaus, Eliza e Yasmin, unidas pelo tórax e pelo abdômen, e…

As gêmeas siamesas de Manaus, Eliza e Yasmin, unidas pelo tórax e pelo abdômen, e que passaram por cirurgia de separação no último dia 13 de maio, podem ser extubadas nos próximos dias. Segundo o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), elas seguem adas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, mas passam por processo de desmame da sedação.
“As pacientes apresentam estabilidade hemodinâmica, estão em processo de redução das drogas vasoativas e em desmame gradual da sedação e da ventilação mecânica, com possibilidade de tentativa de extubação nos próximos dias. Ambas apresentam diurese espontânea e continuam recebendo dieta por sonda”, informa o Hecad.
Eliza e Yasmin nasceram em Manaus há cerca de dois meses, mas vieram para Goiânia para a cirurgia. Inicialmente, elas passariam pelo procedimento após os três meses de vida, quando teriam mais peso, força e imunidade. A decisão de antecipação, contudo, ocorreu após avaliação médica indicar que o comprometimento respiratório de uma delas estava sobrecarregando o coração da outra. O médico Zacharias Calil coordenou a separação.
A cirurgia delas durou cerca de 5 horas. O procedimento incluiu a separação do fígado e a reconstrução das estruturas abdominais das pacientes.
Nota do Hecad sobre as siamesas de Manaus
“O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) informa que as gêmeas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, separadas em procedimento realizado no último dia 13 de maio, seguem internadas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, sob monitoramento contínuo da equipe multiprofissional.
As pacientes apresentam estabilidade hemodinâmica, estão em processo de redução das drogas vasoativas e em desmame gradual da sedação e da ventilação mecânica, com possibilidade de tentativa de extubação nos próximos dias.
Ambas apresentam diurese espontânea e continuam recebendo dieta por sonda.”