Judiciário

Sindibares perde batalha contra novo modelo de IPTU em Goiânia

Para sindicato, novo modelo viola artigo 125 da Lei Orgânica Municipal

Justiça nega pedidos de bares em Goiânia por flexibilização de regras de decreto
Estudo aponta que 34% da população sente medo grande ou muito grande de frequentar bares ou restaurantes (Foto: Reprodução)

A Justiça negou um pedido de tutela antecipada do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares) contra a nova metodologia adotada pela prefeitura na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O Sindibares argumenta que a administração municipal praticou ato ilegal ao vincular a alíquota do IPTU ao valor venal do imóvel (mudança que ocorreu na virada de 2021 para 2022, e que se manteve para o exercício de 2023). Antes, o critério utilizado era a localização.

Ao promover a transição, a prefeitura disse na época que a definição de alíquota com base na localização dava margem para injustiça fiscal. Por exemplo: uma casa localizada em um dos condomínios fechados de alto luxo na saída de Goiânia pagava o mesmo valor que outra construída no bairro vizinho, mas ocupado por famílias com poder aquisitivo menor.

O advogado que representa o Sindibares entende que houve violação ao artigo 125 da Lei Orgânica Municipal, que prevê que os critérios para diferenciação da cobrança são a área di terreno construída, a localização do imóvel e o número de imóveis de um mesmo imóvel.

O sindicato afirma que, com o atrelamento da alíquota ao valor venal, observa-se uma “variação positiva no imposto a pagar, o que impacta no fluxo de caixa das empresas que, ano a ano, deverão pagar o imposto majorado através de norma manifestamente legal”.

Outro pedido que o Sindibares fez foi o direito de pagar o IPTU em juízo, para o caso de haver sentença favorável na análise do mérito. A juíza Simone Monteiro, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, respondeu que os respectivos estabelecimentos já têm esse direito e que seria desnecessária uma nova decisão nesse sentido.