Trânsito

SMT analisa possíveis mudanças no transito da região da Rua 44, em Goiânia

O fluxo de veículos nas ruas, a grande quantidade de clientes e ambulantes nas calçadas…

O fluxo de veículos nas ruas, a grande quantidade de clientes e ambulantes nas calçadas estreitas transformam a região da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, em um ambiente estressante e complicado para se fazer compras. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) com apoio da Associação Empresarial da Região da 44 (AER 44), desenvolveram projeto com o intuito de alterar o trânsito da Rua 44, Avenida Contorno e fechar algumas vias próximas à Rua 44.

O estudo planeja mudar o sentido da Rua 44 fazendo com que ela deixasse de ser mão dupla e passasse a ter sentido único em direção à Avenida Independência. A Avenida Contorno também teria sentido único, só que funcionaria no sentido contrário. Além dessas vias, a região possui cerca de outras nove ruas que fazem a interligação das pistas. A SMT e a AER44 estudam a possibilidade de transformar uma parte delas em calçadões sem a circulação de carros e outra parte em pistas de rolamento para acesso a estacionamentos pagos. O objetivo da proposta é trazer maior dinamismo e conforto para os clientes e comerciantes da região para que o local continue a movimentar o comércio, fomentando a economia do estado.

Segundo Jairo Gomes,  presidente da Associação Empresarial da região 44, uma das propostas do projeto é proibir o estacionamento ao longo das ruas para garantir maior fluidez no trânsito da região. “Queremos incentivar esses motoristas a estacionar nos estacionamentos pagos ou nas vagas disponíveis depois da Avenida Independência, uma vez que a distância entre os locais é bem curta”, argumenta.

Jairo também informou que na região existem muitas ruas que saem da 44 sentido à Marginal Botafogo, mas que não dão acesso à via porque não existem saídas disponíveis. A proposta também visa resolver este problema dando acesso à marginal para facilitar o fluxo dos veículos.

Região comercial

Considerada como o segundo maior polo de moda do Brasil – ficando atrás apenas da região do Brás, em São Paulo -, a região da 44 recebe por dia entre 60 mil e 70 mil pessoas. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), cerca de 33% do público vem a Goiânia de ônibus, 33% vem de transporte aéreo e o restante de veículo próprio. Os compradores vêm de todas as regiões do país e de outros países da América do Sul como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina.

De acordo com Jairo Gomes, as mudanças estariam programadas para terem início a qualquer momento, mas o que os preocupa são os transtornos para adaptação em relação às mudanças do trecho uma vez que há aumento do fluxo de clientes entre setembro e outubro. Segundo Jairo, caso as mudanças não iniciem neste ano, elas então devem ser realizadas em janeiro de 2019.

 

Thayanara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.