INVESTIGAÇÃO

Sobe para 5 o número de casos suspeitos de varíola dos macacos em Goiás

Até o momento, não há confirmações da doença no território goiano

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de varíola dos macacos em Goiás. Outros dois casos notificados já foram descartados. (Foto: Pixabay)
Subiu para cinco o número de casos suspeitos de varíola dos macacos em Goiás. Outros dois casos notificados já foram descartados. (Foto: Pixabay)

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de varíola dos macacos em Goiás. Outros dois casos notificados já foram descartados. Até o momento, não há confirmações da doença no território goiano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Do total de casos suspeitos, três residem em Goiânia e dois em Aparecida. Os pacientes estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dos respectivos municípios.

As amostras dos pacientes foram encaminhadas ao Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Algumas foram enviadas também ao laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No Brasil, há 106 casos confirmados da doença.

Sobre a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.

De acordo com o MS, é considerado caso suspeito a pessoa que tenha apresentado erupções cutâneas pelo corpo, febre e inchaço dos gânglios a partir do dia 15 de março de 2022.

Em caso de suspeita da doença, a pasta ressalta que é preciso fazer o isolamento imediato do infectado.

A SES-GO orienta a população a procurar assistência médica em caso de surgimento de sintomas da doença. Além disso, também recomenda o uso de máscara como forma de prevenir a Monkeypox e a higienização frequente das mãos.