‘Sonho de infância’: professora goiana disputa vaga em voo espacial
Seis pessoas serão selecionadas para embarcar no foguete New Shepard
A professora Thaiza Montine é uma das candidatas brasileiras em uma seleção global para uma vaga em um voo espacial promovido pela Space Exploration & Research Agency (Sera) em parceria com a Blue Origin. Nascida em Goiânia, Thaiza afirma que essa viagem é um sonho de infância: “Digamos que seria o sonho de ‘tocar o céu’, né? Tocar o infinito e tal”.
A iniciativa irá escolher seis pessoas de diferentes países para embarcar no foguete New Shepard, o mesmo que transportou a cantora Katy Perry em abril de 2025.
A professora de química e ciências é mãe de um jovem de 18 anos e de uma adolescente de 14, que, segundo ela, a apoiam em tudo. Ela contou em entrevista ao Mais Goiás sobre sua motivação para participar do processo seletivo. “É a primeira vez que participo desse tipo de iniciativa. Nunca achei que seria capaz ou que tivesse idade ainda para poder participar de algo assim. E resolvi arriscar”, disse.
A educadora também destacou o desejo de inspirar seus alunos, os dois filhos e outras pessoas. “Acima de tudo, quero mostrar que a gente tem que correr atrás dos nossos sonhos, não importa a idade, não importa quem a gente é, como a gente é”. Thaiza ainda ressaltou a importância da representatividade: “Nós temos astronautas homens no Brasil, mas não temos mulheres ainda. Eu sou mulher, goiana, professora, neurodivergente e acho que isso traz representatividade.”
Além do sonho pessoal, a professora chama a atenção para a pesquisa aeroespacial nacional. “Existe pesquisa na área aqui no Brasil. Temos o Habitat Marte, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que é um polo para astronautas análogos. Deixando claro: não sou uma astronauta; sou uma astronauta análoga”. Ela também mencionou o Instituto Geração de Marte, que investe em pesquisas relacionadas ao espaço.
Processo seletivo e engajamento digital
Atualmente, a disputa encontra-se na “fase zero”, etapa inicial na qual o engajamento nas redes sociais é determinante. Thaiza explicou que, neste momento, as interações no YouTube e no Twitter são especialmente importantes. Visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos contam para a seleção. Ainda segundo a professora, cada candidato recebe um link exclusivo que direciona o público para um grupo no Telegram. A cada 100 pessoas que acessam o link, a candidata recebe 500 pontos.
Em breve, segundo a organização, plataformas como Instagram e TikTok também começarão a valer pontos. Thaiza reforçou que, além de apoiar sua candidatura, os seguidores podem acumular seus próprios Space Dusts e, em fases futuras, doá-los a candidatos ou até mesmo entrar na disputa.
Próximas etapas
A seleção é dividida em quatro fases. A atual (“fase zero”) é baseada exclusivamente em engajamento digital. Os candidatos com melhor desempenho seguirão para etapas presenciais e técnicas, até a formação de três equipes regionais. A equipe vencedora será escolhida por votação popular.
Os links para apoiar a campanha de Thaiza estão disponíveis na bio de seu perfil no Instagram, @thaizamontine.
Além do caráter simbólico e turístico, a viagem permitirá que os tripulantes realizem experimentos científicos em microgravidade. Os requisitos para participar incluem ter mais de 18 anos, proficiência básica em inglês e atender a critérios de saúde e aptidão física.
LEIA TAMBÉM: