NOVO NOME

TJGO define lista tríplice feminina para vaga de desembargadora do quinto constitucional

Laura Maria Ferreira Bueno, Lívia Augusta Gomes Machado e Villis Marra Gomes aguardam decisão final do governador Ronaldo Caiado

lista x desembargadora
TJGO define lista tríplice feminina para vaga de desembargadora do quinto constitucional (Divulgação/TJGO)

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) definiu, na sexta-feira (12), a lista tríplice para a vaga de desembargadora destinada ao Ministério Público de Goiás (MPGO) pelo quinto constitucional. A relação é composta exclusivamente por mulheres e foi formada durante sessão extraordinária do Órgão Especial do tribunal. Laura Maria Ferreira Bueno, Lívia Augusta Gomes Machado e Villis Marra Gomes disputam a vaga aberta após a aposentadoria da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, ocorrida em outubro deste ano.

A sessão foi conduzida pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim. Após a definição, o presidente do tribunal destacou a participação do Ministério Público no processo e parabenizou as selecionadas. Após a definição, a lista foi encaminhada, ainda na sexta, ao governador Ronaldo Caiado, a quem cabe a escolha final da nova desembargadora, conforme determina a Constituição.

Entre os nomes cotados, a procuradora de Justiça Laura Maria Ferreira Bueno é apontada como a superfavorita para ocupar a vaga e manter a presença feminina na Corte. Atualmente, ela coordena o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) e integra a administração superior do MPGO como subcoordenadora no biênio 2025–2027.

Leia também:

Laura Bueno já recebeu o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pela iniciativa Articulação e Negociação para Políticas Públicas (ANPP), responsável por destinar recursos oriundos de acordos de não persecução penal. A procuradora também é conhecida por ações voltadas à defesa das mulheres, como palestras sobre saúde emocional de vítimas de violência. Em 2024, foi homenageada pelo bloco carnavalesco “Não é Não”, em Goiânia. Em sua carreira, já exerceu ainda o cargo de subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais do MPGO, em 2022.

Outra integrante da lista é Villis Marra Gomes, procuradora de Justiça titular da 25ª Procuradoria de Justiça do MPGO. Ela é especialista em criminologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em direito penal e processo penal pela Academia de Polícia de Goiás.

A divulgação da nomeada deve sair na próxima semana.