TJGO manterá expediente normal no feriado da transferência simbólica da capital
Segundo a Presidência do TJGO, a decisão leva em conta audiências já agendadas, sessões virtuais previstas e a proximidade da inspeção do CNJ
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) decidiu, de forma excepcional neste ano, não acompanhar a mudança do feriado estadual de 26 de julho para o dia 28, determinada pelo Poder Executivo. A data marca, simbolicamente, a transferência da capital para a cidade de Goiás, antiga Vila Boa.
Segundo a Presidência do TJGO, a decisão leva em conta o grande número de audiências já agendadas, sessões virtuais previstas para o período e a proximidade da inspeção ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida busca evitar prejuízos ao andamento dos trabalhos e ao atendimento à população.
A Corte destacou ainda que a manutenção do expediente visa garantir a continuidade da prestação jurisdicional, especialmente em processos com audiências previamente marcadas, que envolvem planejamento logístico, deslocamento de partes e advogados, além de demandas urgentes. O adiamento desses atos poderia comprometer o acesso à Justiça.
Apesar da decisão administrativa, o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, participará das solenidades oficiais em Goiás, em reconhecimento ao valor histórico, cultural e simbólico da data para o Estado.