Teconologia

UEG testa matrículas online com alunos veteranos

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) irá implantar, em 2018, o Sistema de Matrículas Online.…

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) irá implantar, em 2018, o Sistema de Matrículas Online. A novidade já começa a ser utilizada pelos estudantes veteranos para as matrículas de 2018/1.

Para que a implementação do novo processo ocorra com tranquilidade e êxito, a Pró-Reitoria de Graduação (PrG) tem oferecido formação para coordenadores e pessoal das secretarias dos câmpus sobre a utilização da nova ferramenta. O treinamento está concentrado no Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH).

O professor Leonardo Venicius Proto, coordenador geral da PrG, explica que o Sistema de Matrículas Online está inserido na reformulação da matriz curricular dos cursos da Instituição, que, entre outros aspectos, prevê a autonomia dos estudantes na vida acadêmica.

“É algo que estamos planejando e ansiando há algum tempo. A demanda por esse sistema é compartilhada por gestão, docentes, discentes e técnicos, porque entendemos que é preciso dinamizar esse processo”, observa.

Além disso,  o Sistema Fênix também irá ganhar novas ferramentas que irão permitir mais agilidade aos processos internos. “A partir de 2018, os câmpus passam a solicitar disciplinas de Núcleo Livre, disciplinas na modalidade a distância, divisões de turmas e pedidos de tutorias, via Sistema. Isso significa que, no bojo da Matrícula Online, há um grupamento de outras ferramentas para facilitar e dinamizar os trabalhos ligados à graduação”, afirma.

Jane Aparecida Borges, secretária acadêmica do CCSEH, observa as novidades positivamente, inclusive do ponto de vista da economia de recursos materiais. “Esse treinamento é muito importante para que nós possamos auxiliar os estudantes, de forma mais completa, em suas dúvidas. Além disso, nós também precisamos nos qualificar para usar as novas ferramentas que serão inseridas no Sistema Fênix”, explica.

Para a professora Brandina Mendonça de Castro, da coordenação acadêmica, é uma inovação. “E toda inovação requer treinamento e qualificação profissional para que seja implantada. Por isso, pensamos esse espaço de formação para nossas equipes dos câmpus”, afirma.

A professora explica que o novo sistema será utilizado apenas por estudantes veteranos e aqueles que entraram via Minha Vaga. “A matrícula de novos estudantes se mantém presencial, porque é também o momento em que eles entregam e conferem documentação”, diz.

Um fato que a professora Brandina chama atenção é para as datas da matrícula. “A Matrícula Online facilita o processo, mas é preciso que os estudantes fiquem atentos aos prazos, pois eles serão cumpridos rigorosamente”, observa.