RETORNO GRADUAL

UFG amplia atividades presenciais na próxima segunda (7) e exige passaporte vacinal

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai ampliar a retomada das atividades presenciais a partir…

A UFG vai ampliar a retomada das atividades presenciais a partir de segunda-feira (7) e exige o passaporte vacinal. (Foto: divulgação/UFG)
A UFG vai ampliar a retomada das atividades presenciais a partir de segunda-feira (7) e exige o passaporte vacinal. (Foto: divulgação/UFG)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai ampliar a retomada das atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira (7). Para o retorno, a instituição exige o passaporte vacinal contra a Covid-19 (veja abaixo). A retomada gradual estava prevista para o mês de janeiro, mas foi adiada por conta do agravamento da pandemia, causado pela variante ômicron.

De acordo com a reitora Angelita de Lima, a previsão é de que não haja novo adiamento, já que as condições epidemiológicas precárias de contágios e internações estão superadas neste momento.

“Mantemos o retorno para o dia 7 de março. Teremos ampliação do retorno das atividades presenciais referente ao segundo semestre de 2021. Já estamos nos preparando para o próximo semestre [em maio], o primeiro de 2022, em que teremos a chegada de novos estudantes”, disse à Rádio Universitária.

Além da ampliação das atividades presenciais, UFG passa a exigir o passaporte vacinal

No último dia 25 de fevereiro, a UFG publicou portaria que estabelece orientações e procedimentos de implementação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. A norma inclui tanto a comunidade universitária (estudantes, técnicos-administrativos, docentes e colaboradores) e o público externo (visitantes).

Assim, para terem acesso às dependências da instituição, as pessoas terão de apresentar documento que confirme que estão devidamente imunizadas contra a Covid.

A comprovação da vacinação deverá estar em conformidade com o ciclo vacinal, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, do Ministério da Saúde (MS). Os colaboradores terceirizados deverão apresentar o comprovante às empresas contratadas pela UFG.

Serão considerados comprovantes de vacinação os seguintes documentos oficiais: comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da imunização por instituição governamental brasileira ou estrangeira; e Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, do Ministério da Saúde, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS), Conecte SUS.

O acesso da comunidade universitária e do público externo com contraindicação da vacina da covid-19 poderá ocorrer mediante apresentação de atestado médico que justifique essa condição.

O envio do comprovante de vacinação dos estudantes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação (Cepae), ou do atestado médico que justifique a contraindicação, será realizado por formulário eletrônico padronizado disponibilizado no site https://retomada.ufg.br/.