Susto

Último caso de desaparecimento em Terra Ronca havia sido de idoso que manejava gado

Último caso havia acontecido em junho do ano passado, quando um idoso de 73 anos ficou mais de 30 horas sumido, para aflição da família

Equipe da Semad resgata idoso que desapareceu no Parque Terra Ronca
Equipe da Semad resgata idoso que desapareceu no Parque Terra Ronca (Foto: Semad)

O desaparecimento de quatro turistas no Parque Estadual de Terra Ronca (Peter) entre as 14h do último domingo e as 12h dessa desta segunda-feira foi a primeira ocorrência do gênero em 2024, mas não a única da história. O último caso havia acontecido em junho do ano passado, quando um idoso de 73 anos ficou mais de 30 horas sumido, para aflição da família.

Segundo informações repassadas na época pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que realizou o resgate, o homem acabou perdendo a fala durante o desparecimento, apesar de não apresentar ferimentos aparentes.

Chefe do parque, Wesley Andrade afirmou na ocasião que o homem havia saído de casa a cavalo na quinta-feira (1º). Ele realizaria o manejo de cabeças de gado, mas ao fim do dia somente o animal de montaria retornou.

Por causa disso, a esposa relatou a parentes e amigos o caso e teve início uma busca que seguiu noite adentro. Na manhã seguinte, a equipe da Semad localizou o idoso. “Nós o encontramos em um local chamado Vereda do Correia, próximo ao Morro do Coroa, na Serra Geral de Goiás. Uma ambulância da prefeitura e outra do Samu nos encontraram logo em seguida e levaram-no para o atendimento médico”, relata Wesley.

Quatro turistas
O caso desta segunda-feira envolveu quatro turistas, dos quais um é idoso (64 anos) e os outros três são homens com idade entre 23 e 30 anos. Todos foram resgatados bem.

Eles entraram na caverna Terra Ronca 1 sem o auxílio de um condutor, o que é proibido pelas normas do parque. O último contato deles, antes de serem encontrados, havia sido por volta das 22h30, quando relataram por mensagem à família que estavam com frio.