UNE lamenta mortes de estudantes que seguiam para congresso em Goiânia
O acidente envolveu uma carreta, um micro-ônibus e o primeiro de quatro ônibus que transportavam a delegação paraense
A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou nota na manhã desta quarta-feira (16/7) lamentando as 5 mortes de jovens da Universidade Federal do Pará (UFPA) em um grave acidente ocorrido na BR-153, em Porangatu, Norte de Goiás. Os estudantes viajavam rumo a Goiânia para participar do 60º Congresso da entidade, que será realizado entre os dias 16 e 20 de julho no Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O acidente envolveu uma carreta, um micro-ônibus e o primeiro de quatro ônibus que transportavam a delegação paraense. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cinco pessoas morreram na colisão, entre elas o motorista do ônibus, três estudantes e o condutor do caminhão. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas. Um passageiro da carreta foi socorrido em estado grave.
Na nota, a UNE afirma ter recebido a notícia “com imensa tristeza” e reforça a solidariedade às famílias e amigos das vítimas. “A UNE está em contato com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA, UFG e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias”, diz o texto.
Congresso da UNE
Apesar da tragédia, o 60º Congresso da UNE está mantido. A cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue confirmada para a manhã desta quinta-feira (17/7), no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no campus Samambaia. Esta será a segunda visita de Lula a Goiás em seu terceiro mandato.
O evento deve reunir milhares de estudantes de todo o país e tem como pautas centrais os investimentos em educação, assistência estudantil e defesa da democracia.
Autoridades lamentam mortes de estudantes
Tão logo a tragédia foi confirmada, os governadores de Goiás e do Pará, manifestaram pesares em relação ao acidente. Daniel Vilela (MDB), no exercício do cargo enquanto o titular, Ronaldo Caiado está em viagem internacional. O vice-governador colocou à disposição a estrutura do Governo de Goiás à disposição do estado paraense para prestar toda a assistência necessária.
“Nossas equipes de saúde, segurança e atendimento social foram acionadas desde as primeiras horas e seguem mobilizadas para garantir acolhimento, suporte e cuidados aos feridos e familiares”, destacou Daniel. “Manifesto minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas — jovens e profissionais cujas vidas foram tragicamente interrompidas de forma tão precoce. Que encontrem amparo neste momento de profunda dor”, completou.
Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, ressaltou que tem acompanhado o incidente e prestou solidariedade à família das vítimas. “Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos. Estamos em contato com as autoridades locais para acompanhar a situação e o estado do Pará está à disposição para colaborar no que for necessário”, destacou. O presidente Lula, ainda não se manifestou.