publieditorial

Unimed Goiânia salva vidas com neuromonitoramento cerebral em recém-nascidos; entenda

Investindo em inovação assistencial, iniciativa fruto da escuta ativa da cooperativa já beneficiou mais de 500 recém-nascidos

Unimed Goiânia salva vidas com neuromonitoramento cerebral em recém-nascidos Investindo em inovação assistencial, iniciativa beneficiou
Imagem: Unimed

O protagonismo dos cooperados mais uma vez se destacou na Unimed Goiânia. As cooperadas Dra. Renata Lorenzetti e Dra. Paula Pires apresentaram à cooperativa a proposta de implantar o neuromonitoramento cerebral contínuo em recém-nascidos de alto risco, ampliando a capacidade de cuidado especializado da instituição.

O diretor-presidente da Unimed Goiânia, Dr. Lueiz Amorim Canedo, ressalta que a iniciativa reforça o propósito da cooperativa de unir tecnologia e cuidado humano em benefício dos beneficiários.

“Investir em inovação assistencial é investir em vidas. O neuromonitoramento em recém-nascidos é um avanço que reflete nosso compromisso em oferecer um atendimento cada vez mais seguro, preciso e centrado no paciente, unindo ciência, cooperação e responsabilidade social”, afirma.

Madrinha do projeto e conselheira de administração, Dra. Marcela Regina de Araújo destaca que o neuromonitoramento evidencia a importância da parceria entre cooperados e cooperativa.

“As soluções vêm dos médicos cooperados. Este projeto demonstra que um relacionamento saudável e baseado na confiança impulsiona a Unimed e amplia nossa capacidade de cuidar com ética, sustentabilidade e foco no beneficiário.”

Mais do que tecnologia, a iniciativa consolida uma prática que une inovação, cooperação e responsabilidade, reafirmando que a Unimed Goiânia cresce quando seus cooperados têm voz e o beneficiário está no centro das decisões.

Neuromonitoramento cerebral

O neuromonitoramento cerebral é um conjunto de técnicas e equipamentos usados para monitorar a atividade elétrica, a oxigenação e a função do cérebro em tempo real, geralmente em situações em que há risco de dano neurológico. Ele permite que médicos detectem alterações precoces no cérebro, muitas vezes antes que sinais clínicos apareçam, o que é essencial para intervenções rápidas e seguras.

No caso de recém-nascidos de alto risco, por exemplo, o neuromonitoramento cerebral ajuda a:

  • Detectar convulsões silenciosas, que podem não ser visíveis a olho nu;
  • Monitorar a oxigenação e fluxo sanguíneo cerebral;
  • Acompanhar funções neurológicas críticas em bebês prematuros ou com complicações no parto;
  • Orientar tratamentos personalizados, evitando danos e melhorando a recuperação.

Unimed Goiânia

Unimed Goiânia é uma cooperativa médica fundada em 1978, que opera como a maior operadora de planos de saúde genuinamente brasileira. Ela oferece planos de saúde individuais, familiares e empresariais, com uma extensa rede credenciada de mais de 450 estabelecimentos, como hospitais e laboratórios, e atua em Goiânia, na região metropolitana e em outros 69 municípios. A cooperativa também se destaca por seu atendimento humanizado, compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência através de projetos como o “Voe”, e por ter uma nova sede administrativa com um moderno centro de diagnósticos que utiliza tecnologias sustentáveis e avançadas.