SAÚDE

Vacinação conta com 39 postos em Aparecida de Goiânia; saiba onde se vacinar

Campanhas de vacinação estão a pleno vapor, sobretudo devido às quedas registradas no número de…

Membros da sociedade civil podem se manifestar sobre o tema Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacinação de bebês
(Foto: Secom Aparecida)

Campanhas de vacinação estão a pleno vapor, sobretudo devido às quedas registradas no número de pessoas imunizadas contra diferentes doenças. Aparecida de Goiânia mantém 39 postos com oferta permanente de vacinas.

Em Aparecida, a Secretaria de Saúde oferta permanentemente a vacinação contra a Covid-19 e a influenza (Gripe) em 39 postos fixos espalhados por toda a cidade de segunda a sexta-feira e com um local aos sábados.

O Mais Goiás já mostrou que apenas 50% do público-alvo se vacinou com a primeira dose contra a Covid-19 dentre as crianças de 5 a 11 anos. O número é considerado insuficiente pela Secretaria Municipal de Saúde, que alerta para a necessidade de as crianças receberem a imunização contra o coronavírus Sars-Cov-2. A pasta estima que a cidade tenha 58.545 crianças de 5 a 11 anos.

Segundo dados da pasta, foram 29.318 imunizantes pediátricos D1 aplicados. Quando o assunto é o esquema básico, o nível é ainda mais preocupante. Apenas 12.370 crianças se vacinaram com duas doses contra a Covid-19, representando 21,12% do grupo.

O quadro é considerado ruim pela pasta. Já que a estratégia de vacinação é coletiva, com meta de imunização de 90% do público-alvo.

Para a Covid-19, crianças de 5 a 11 anos contam com 9 postos fixos de vacinação.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães enfatiza que as vacinas do Plano Nacional de Imunização previnem mais de 30 doenças que podem até levar à morte e destaca que é fundamental aumentar a cobertura vacinal em Aparecida, bem como em todo o país:

“Uma ampla cobertura protege gerações inteiras por muitos anos e pode até controlar males, como por exemplo a poliomielite, erradicada nas Américas em 1994. O Brasil tinha uma tradição de alta taxa de cobertura vacinal, o que vem caindo nos últimos anos e todos precisamos contribuir para impedir isso buscando a vacinação e espalhando a conscientização”.

Onde se vacinar

As vacinas contra a covid-19 para adolescentes e adultos, isto é, para moradores acima de 12 anos, bem como as demais do Calendário Nacional, estão disponíveis na Central de Imunização.

Além disso, na Maternidade Marlene Teixeira e em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.

Horários dos postos

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Documentação necessária

Em todos os 39 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços contra a covid. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.