Vazão do Meia Ponte cai 32% em janeiro na comparação com mesmo mês de 2023
Chuva não foi suficiente para promover recarga hídrica dos mananciais de Goiás
A vazão do Rio Meia Ponte caiu 32,24% no comparativo entre janeiro de 2023 e 2024. Os dados são da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
De acordo com a pasta, em janeiro do ano passado o número era de 36,6 mil litros por segundo, no rio. Já no primeiro mês deste ano, 24,8 mil litros por segundo.
Gerente Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas da Semad, André Amorim explica que, por conta do fenômeno La Niña, as chuvas em 2023 foram “muito boas”. Em 2024, apesar do El Niño, o volume foi inferior.
“Não foi suficiente para promover recarga hídrica dos nosso mananciais. Tanto do Meia Ponte, quanto dos outros mananciais de Goiás”, observa. Nesse sentido, o gerente pede que a população se atente ao uso racional de água. “Em abril, as chuvas estão indo embora vamos entrar no período de estiagem.”
A Semad também emitiu um comunicado: “A disponibilidade hídrica do rio está menor na comparação com 2023, o que exige da população cuidados redobrados no sentido de evitar o desperdício. É importante que os goianos ajudem a Semad a proteger o Meia Ponte e a garantir o uso sustentável dos recursos naturais do Estado.”