Goiânia

Vendedores e clientes são atingidos por spray de pimenta em confusão na 44

Vendedores, ambulantes e clientes da Região da 44, em Goiânia, sofreram com os efeitos de…

Vendedores, ambulantes e clientes da Região da 44, em Goiânia, sofreram com os efeitos de spray de pimenta disparado por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). (Foto: Reprodução/Leitora Mais Goiás)
Vendedores, ambulantes e clientes da Região da 44, em Goiânia, sofreram com os efeitos de spray de pimenta disparado por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). (Foto: Reprodução/Leitora Mais Goiás)

Vendedores, ambulantes e clientes da Região da 44, em Goiânia, sofreram com os efeitos de spray de pimenta disparado por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O caso aconteceu na tarde deste sábado (18), após confusão em uma galeria da região. Crianças e até uma mulher grávida foram atingidas, segundo relatos de testemunhas. Vídeos mostram pessoas passando mal depois da ação.

Uma vendedora do local, que preferiu não ter a identidade revelada, contou ao Mais Goiás que a confusão teve início após agentes da GCM tomarem a mercadoria de um vendedor ambulante que vende cozumel na região. Segundo a mulher, mesmo após apreender a mercadoria, o ambulante foi arrastado à força de dentro de uma das galerias do local, momento em que também foi atingido pelo spray de pimenta.

“Eles já tinham retirado a mercadoria, não precisava fazer o que fizeram. Eles falaram que não podia realizar o comércio e iniciaram o tumulto. Começaram a jogar spray de pimenta em todo mundo. Não atingiu somente o ambulante, mas também vendedores, clientes, crianças e até uma grávida”, relatou.

A mulher alega que entre 8 e 10 agentes participaram da ação. Quatro deles, segundo ela, teriam disparado os sprays. “Infelizmente é uma situação comum aqui na 44. Sempre tem esse abuso de autoridade, mas dessa vez vamos denunciar. Dessa vez vai ter que ter punição”, cobrou.

Também em anonimato, uma cliente que estava no local no momento da confusão afirma que houve abuso de poder dos agentes. “São pessoas que estão trabalhando para sustentar a família. Não teve resistência nem nada. Só abuso dos agentes que jogaram pimenta em todos, sem ao menos saber quem é ambulante, quem é cliente e quem é lojista”, disse.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e estão no local para atender os atingidos. Até o momento não há informações de feridos na região.

Registros da ação com o spray de pimenta

Vídeos gravados por comerciantes e vendedores mostram a confusão. Em um deles é possível ver o momento em que um ambulante tenta registrar o ocorrido. “Olha o que esse povo faz aqui ó. Nós trabalhando. Olha o que está fazendo com o rapaz lá, trabalhador”, diz. Neste momento, um dos agentes dispara spray de pimenta contra ele.

Outra gravação mostra uma mulher grávida atingida pela ação dos agentes. Ela aparece sentada em uma cadeira nas proximidades do local da confusão. Enquanto bebe água, ela é acalmada por terceiros.

Em nota, a GCM e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) informaram que durante abordagem ao ambulante, que não possui autorização para o comércio na região, o mesmo alterou-se no momento da apreensão das mercadorias, “iniciando um tumulto com outros vendedores e clientes no local, levando a ação mais enérgica por parte dos agentes que estavam no local, com o fim de garantir o ordenamento público”.