Vox Patris: série conta bastidores da produção do maior sino do mundo
Documentário sobre o sino Vox Patris ficará disponível no Youtube até o fim da romaria. É dirigido por Téo Taveira

A menos de uma semana do início da festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, acontece nesta terça-feira (24) o lançamento da série documental Sino Peregrino – O Som da Esperança. A produção conta como foi o processo de produção do Vox Patris, o maior sino que badala no mundo, e narra a história de fiéis que o verão ressoar pela primeira vez no santuário do Divino Pai Eterno, em solenidade marcada para acontecer no próximo dia 26.
A direção do documentário é do jornalista Téo Taveira, ex-correspondente internacional da TV Record e ex-TV Anhanguera, eo pré-roteiro é de Marcelo Canellas, outro rosto conhecido da TV Globo. Téo conta, em entrevista ao Mais Goiás, que o primeiro passo da equipe foi o de conviver com a devoção ao Divino Pai Eterno e tentar entender como a história de dois caboclos que, há 185 anos, bateram o cabo de uma enxada no chão e acharam uma medalha no chão se tornou tão grandiosa.
“O documentário é focado na essência de uma cultura”, afirma Téo. “Passamos 12 dias com os carreiros, dormindo em fazenda, conversando com familias, para entender porque a tradição é importante. As pessoas que vão de carro de boi para Trindade no início da festa naturalmente já não usam mais esses carros no dia a dia, mas os guardam em casa. Isso porque eles querem que as novas gerações entendam a importância de se manter a tradição. O documentário é sobre isso”, diz ele.
O sino Vox Patris, personagem principal da série, é, na visão do diretor, o resultado de uma cultura, de crenças e de tradições goianas. “O sino somos nós”, resume Téo. Ele esteve no grupo que foi à Polônia mostrar os bastidores da forja do sino, um processo que envolveu dezenas de pessoas. “A minha pergunta para eles sempre era: como vocês reagiram quando lhes foi dada uma missão tão grandiosa, de fazer um sino dessa dimensão? No começo, pensaram que seria impossível, mas como são apaixonados pelo ofício, fizeram a coisa andar”, conta ele.
Operação Vendilhões
Téo conta que, quando convidou Marcelo Canellas para trabalhar com os pré-roteiros, ouviu dele uma condição: a de que a série documental abordasse, com a transparência necessária, os fatos da operação Vendilhões, que trouxeram a público graves indícios de corrupção no cerne da igreja Católica em Trindade e que fizeram desmoronar a influência do padre Robson de Oliveira, o então carismático reitor da basília.
A operação Vendilhões foi deflagrada em 2020, dois anos depois de iniciadas as tratativas para que o sino fosse construído. Téo afirma ter ouvido de pessoas da igreja que aquele escândalo colocou o projeto em grave risco, tendo em vista que as negociações eram feitas pelo antigo reitor e que ele centralizava tudo. “Havia também o fator financeiro. Com o padre Robson, os valores arrecadados pela igreja eram muito maiores. Houve sim quem pensasse em interromper, porque todos os projetos foram colocados em xeque”.
O diretor afirma que, com a chegada do padre Marco Aurélio Martins à reitoria, teve início um processo de reconstrução, de aplicação de procedimentos de compliance, e concluiu-se que o sino deveria ser tratado como prioridade – e assim a construção dele foi concluída. “O sino é um elemento de comunicação importante, porque ele chama e agrega as pessoas. É também por ele que a igreja conversa com os fiéis”, resume o diretor.
Lançamento da série
A série será lançada nesta terça-feira (24), às 20h50. O primeiro dos cinco episódios será lançado no Youtube (canal sino peregrino) e transmitido simultaneamente na TV Pai Eterno. As pessoas que estiverem em Trindade poderão assisti-lo, a partir das 21h, no cineteatro Padre Jesus Flores, com entrada gratuita e lotação de mil lugares.
Serão cinco episódios de 30 minutos, embora o primeiro deles tenha uma duração um pouco maior do que os outros. Eles ficarão no Youtube durante o período da romaria, mas serão tirados do ar depois da festa. É que os responsáveis pela produção pretendem negociar para disponibilizá-lo em alguma plataforma de streaming. “De todo modo, está nos nossos planos colocá-lo disponível no Youtube novamente em novembro”, adianta Téo.