‘What’s that?’: Nasa ‘descobre’ o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Post da Nasa com imagem de satélite do Parque da Serra de Caldas Novas foi publicado na tarde de 16 de junho

‘What’s that?’: foi com essa legenda, que em português significa ‘o que é aquilo?’, que a Nasa publicou no instagram uma foto aérea da Serra de Caldas Novas, que fica no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan). A postagem foi feita por volta das 15h30 dessa segunda-feira, no horário de Brasília.
“Esse oval escuro é a Serra de Caldas, um planalto que se eleva cerca de 300 metros acima da paisagem no centro do Brasil. O planalto é inteiramente coberto por Cerrado, um rico ecossistema de savana e campos que abriga espécies como a seriema-de-patas-vermelhas e o pequizeiro. Foi estabelecido como parque estadual em 1970”, explica a Nasa.
A imagem foi produzida no dia 19 de maio de 2025 pelo satélite Landsat 9, da Nasa. A Agência Espacial Norte-Americana aproveitou a publicação para contar que o satélite foi lançado ao espaço em 2021 e orbita ao redor da Terra desde então, a uma altitude de 705 km e com velocidade de 26 mil km/h.
Sobre o Pescan
O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas tem 12,3 mil hectares e é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Localiza-se nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, e compreende não somente o topo da serra em que se situa, mas também suas “cristas”, fraldas e encostas.
O parque foi criado pela lei 7.282 de 25 de setembro de 1970. A serra de Caldas Novas, que fica nos limites do Pescan, constitui-se em uma das mais importantes áreas de recargas dos aquíferos hidrotermais da região de Caldas Novas e Rio Quente, que por sua vez impulsiona as potencialidades turísticas da região.
O Pescan é aberto à visitação e hoje é um dos parques de Goiás mais procurados para ecoturismo, visitas educacionais, pesquisas científicas, turismo de aventura, práticas esportivas e recreação. Tem duas trilhas abertas ao público e que terminam em cachoeiras: a Trilha da Cascatinha e a Trilha do Paredão. A entrada no parque é permitida das 6h às 16h.
Sobre o Parque da Serra de Caldas Novas, leia também
- Governo abre consulta pública sobre concessão do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
- Vulcão em Caldas Novas: lenda atrai turistas a parque que faz 54 anos