Adriana afunila lista e diz que candidato do PT em Goiás será Edward ou Valério
Em meio às comemorações dos 46 anos do PT, em Salvador, a presidente estadual do…
Em meio às comemorações dos 46 anos do PT, em Salvador, a presidente estadual do partido em Goiás, Adriana Accorsi, revelou em entrevista exclusiva à coluna Domingos Ketelbey, do portal Mais Goiás, que a disputa interna para definir o pré-candidato ao Governo de Goiás em 2026 já não envolve mais uma lista extensa de nomes. Na prática, segundo ela, o partido afunilou a escolha entre Edward Madureira e Valério Luiz.
A definição deve ocorrer até sábado (7), durante a reunião dos dirigentes estaduais com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, que acontece em Salvador, na Bahia, com presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Na reunião da executiva, dois pré-candidatos se mantiveram, mas manifestaram apoio ao candidato Edward. Então está mais ou menos afunilado entre Edward e o Valério”, afirmou Adriana. Questionada se um dos dois será o escolhido, foi direta: “Sim. Um dos dois”.
O que mudou dentro do PT
Outros nomes na disputa interna, o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado e o ex-deputado estadual Luis César Bueno, que também se colocaram como opções, retiraram seus nomes e declararam apoio a Edward, de acordo com Adriana. O gesto não oficializa a escolha, mas altera o peso político da disputa dentro do diretório estadual e muda o ambiente da decisão que agora chega à mesa de Edinho.
“Vai ser objeto de conversa ainda hoje. O presidente Edinho vai falar com cada presidente dos estados juntamente com o grupo de trabalho eleitoral”, explicou Adriana. Em conversa com a coluna, Cláudio Curado explicou o movimento. “Trabalho dentro da realidade, sem vaidade, para a hipótese do PT precisar de um plano B. Não tenho ilusão com isso. Mas me sinto preparado para a defesa do legado do governo do PT.”
A escolha não será apenas um ato do diretório goiano mas passará pela leitura nacional sobre viabilidade eleitoral, composição de chapa e alinhamento com a frente progressista, que deverá ser articulada na sequência da definição. “A gente espera sim que até sábado a gente anuncie também o nosso candidato a governador de Goiás”, reforçou.
O passo seguinte já está desenhado
Definido o nome entre Edward e Valério, o movimento seguinte do PT já está traçado. “Daí passa o seguinte, Domingos, é dialogar com os partidos da frente progressista, que a gente já está conversando desde o ano passado, para que apresentem nomes para a chapa. A gente vai montar a chapa com eles”, afirmou Adriana.
Ela citou nominalmente PC do B, PV, PSOL, Rede e Cidadania como legendas que já estão na mesa de diálogo.
O PSB, segundo ela, ainda não fechou posição em Goiás, apesar do alinhamento nacional com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A gente continua dialogando. Aguardamos a filiação da vereadora Aava Santiago para conversar novamente com ela. A gente espera poder caminhar junto sim.”