COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

CEI da LimpaGyn terá reuniões extraordinárias para atender depoimentos

Com quase um mês de instauração, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a…

CEI apura eventuais irregularidades no Consórcio LimpaGyn (Foto: Jucimar de Sousa)

Com quase um mês de instauração, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a atuação da empresa LimpaGyn em Goiânia vai acelerar os trabalhos nas próximas semanas. O presidente do colegiado, vereador Welton Lemos, destacou à coluna que pretende convocar reuniões extraordinárias para ouvir os próximos depoimentos e garantir que o relatório final seja concluído dentro do prazo de 120 dias. Ele faz um balanço positivo até o momento e destaca “início produtivo”, especialmente após três reuniões e uma visita ao Aterro Sanitário.

À coluna, Lemos avaliou o andamento das três primeiras semanas de sessões como “positivo” e adiantou que a comissão deve dobrar a frequência das reuniões, passando de uma para duas por semana. “Nós tivemos um início muito produtivo. Já ouvimos o diretor-executivo da LimpaGyn, Renan, e agora vamos entrar na fase de ouvir as cooperativas e os fiscais do contrato. Para dar celeridade, vamos ampliar o número de encontros”, afirmou.

De acordo com o presidente, apenas em cooperativas foram feitos 15 convocações a fim de prestar esclarecimentos, além do gestor do contrato, indicado pela Prefeitura, e de quatro fiscais responsáveis pela execução dos serviços. “São muitas pessoas. Então, para garantir que todos sejam ouvidos com atenção e que tenhamos tempo de cruzar as informações com os documentos que já recebemos, teremos de intensificar o cronograma”, explicou.

Welton destacou ainda que a primeira oitiva, com o executivo da empresa, ajudou a esclarecer procedimentos internos e fluxos operacionais. “Fiquei satisfeito com o depoimento. Ele trouxe muita clareza sobre situações que, às vezes, a gente imagina que acontecem de um jeito, mas na prática são diferentes. Agora vamos cruzar o que foi dito com os documentos enviados pela empresa”, disse.

A reunião extraordinária deverá ser marcada para segunda ou sexta-feira da próxima semana, após deliberação com os demais integrantes da CEI. O vereador reafirmou que a comissão seguirá o princípio da transparência e do diálogo. “Vamos deliberar em grupo, de forma democrática, como tem sido. O importante é manter o ritmo e entregar um relatório consistente dentro do prazo”, concluiu.