COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Dois terços dos vereadores de Goiânia consideram disputar mandatos nas eleições de 2026

Levantamento exclusivo revela que 25 dos 37 vereadores da capital goiana planejam disputar cargos na Alego ou Câmara; Apenas 9 dizem não ter pretensão

Parcela significativa de vereadores da atual legislatura da Câmara de Goiânia já se movimenta para disputar eleições de 2026 (Foto: Câmara dos Vereadores de Goiânia)

Há quase um ano do início das eleições de 2026, vereadores de Goiânia já se movimentam, tanto nos bastidores quanto publicamente, de olho em serem testados novamente nas urnas eletrônicas. A articulação mira sobretudo cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), mas também há quem busque se catapultar da capital para Brasília, na Câmara dos Deputados. Levantamento feito pela coluna mostra que pelo menos 25 dos 37 parlamentares devem disputar um novo cargo no ano que vem.

O número representa 67,57% da composição da Casa e inclui tanto os que já confirmaram candidatura quanto aqueles que articulam a viabilidade eleitoral junto aos seus grupos, bases e partidos. Dos 34 vereadores consultados pela coluna, nove confirmaram que não vão participar do pleito.

A coluna só não conseguiu contato com três vereadores da atual legislatura: Juarez Lopes (PDT), Cabo Senna (PRD) e Heyler Leão (PP). De acordo com analistas, a movimentação transforma a Câmara Municipal em trampolim político para projetos maiores, especialmente voltados à Alego e à Câmara dos Deputados. “A vereança costuma ser o primeiro estágio da trajetória de muitos políticos”, afirma Guilherme Carvalho, professor e especialista em ciência política à coluna.

“Não é uma desvalorização do cargo, mas sim um passo natural rumo a posições com mais poder, visibilidade e acesso a recursos. Todo vereador bem votado se sente legitimado a buscar um mandato maior.” Para ele, mandatos legislativos em esferas superiores ampliam a capacidade de mobilização dos parlamentares.

PT e PL vão com tudo

Dois partidos se destacam pelo alto índice de participação no pleito estadual: PT e PL devem lançar praticamente todos os seus parlamentares. No campo petista, já estão confirmadas as pré-candidaturas do Professor Edward para deputado federal e de Kátia e Fabrício Rosa para a Assembleia Legislativa.

No PL, a lista inclui Major Vitor Hugo, Willian Veloso e Coronel Urzeda. O primeiro chegou a mirar o Senado, mas recuou e anunciou a pré-candidatura à Câmara Federal. Já Veloso e Urzeda estão focados em vagas na Alego. Os liberais também contam com o nome de Oseias Varão, que ainda não definiu o destino, mas é cotado para composições majoritárias, seja como vice ou como segundo nome ao Senado.

Outra bancada que pode lançar todos os seus vereadores é a do Solidariedade. Ronilson Reis e Welton Lemos confirmaram à coluna suas pré-candidaturas a deputado estadual. Já Léo José afirmou que, desde que se filiou ao partido há dois anos, recebeu do presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, o convite para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.