Filiação de Aava ao PSB vinha sendo construída há três meses e sem ruídos, diz Elias Vaz
O ex-deputado federal Elias Vaz afirmou que a filiação da vereadora Aava Santiago ao PSB,…
O ex-deputado federal Elias Vaz afirmou que a filiação da vereadora Aava Santiago ao PSB, oficializada nesta segunda-feira (5) e anunciada com exclusividade pela coluna Domingos Ketelbey do portal Mais Goiás, é resultado de um processo de diálogo iniciado há cerca de três meses e que já previa, desde o início, a possibilidade de a parlamentar assumir a presidência estadual da legenda em Goiás. Vaz deixará o comando do partido após a transmissão formal do cargo e reforça que toda a transição foi feita no diálogo e sem puxada de tapete. Ele reforça que o processo foi construído coletivamente e sem ruídos internos. “Não houve surpresa nenhuma. Pelo contrário, é um momento de alegria para o partido”, afirmou à coluna.
Segundo Elias, as conversas envolveram reuniões em Brasília e articulações com a direção nacional do PSB. “Eu participei de uma reunião em Brasília com o João, com o próprio João Campos e com a Aava, uns três meses atrás. A gente já vinha fazendo essas conversas. Já estava acertado que, se ela viesse, poderia assumir a presidência do partido”, afirmou.
O ex-presidente do PSB goiano disse que a decisão estava amadurecida internamente e que, do ponto de vista do partido, não houve surpresa. “Da nossa parte, tudo já estava decidido. O que faltava era a decisão dela de fazer a filiação”, disse.
Questionado sobre o posicionamento do PSB em Goiás diante do cenário de 2026, Elias evitou antecipar definições sobre apoio majoritário e deixou claro que, neste momento, a prioridade da legenda é a montagem de chapas proporcionais competitivas. “O aspecto principal que estamos discutindo não é quem o PSB vai apoiar, mas quais as melhores condições para eleger deputado estadual e deputado federal”, afirmou.
De acordo com ele, esse entendimento foi construído em comum acordo com Aava Santiago e com o deputado estadual Karlos Cabral. “A conversa é caminhar no sentido de criar as melhores condições para eleger nossas bancadas. Isso está acordado internamente”, disse, destacando que divergências de visão política são naturais dentro do partido, mas que a estratégia eleitoral é compartilhada.
Elias Vaz reforçou que a eleição da própria Aava é tratada como prioridade no planejamento do PSB para 2026. “Nós precisamos eleger a Aava, isso é fundamental. Precisamos reeleger o Karlos Cabral, ampliar a bancada estadual e, se possível, fazer mais um federal. Essa é a prioridade”, afirmou.
Sobre seu próprio futuro político, Elias disse que ainda avalia a possibilidade de disputar uma nova eleição, seja para deputado estadual ou federal. Segundo ele, a decisão passa por fatores pessoais, partidários e de viabilidade eleitoral. “Estou analisando essas possibilidades”, resumiu.