COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Mabel cita “discordância” ao destituir Igor Franco do cargo de líder na Câmara

Decisão ocorre em meio à crise política aberta pela derrota do Paço na Câmara

Mabel, ao lado de Igor Franco, ainda enquanto líder de seu governo (Foto: Divulgação)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (29) a destituição do vereador Igor Franco (MDB) do cargo de líder do governo na Câmara Municipal. A decisão foi comunicada durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, convocada para tratar da Taxa de Limpeza Pública (TLP), conhecida como Taxa do Lixo. O emedebista foi um dos parlamentares que votaram pela derrubada da pauta, cujo chefe do executivo, não apenas saiu em defesa como anunciou que irá vetá-la em caso de aprovação.

Mabel justificou a troca apontando “discordância” entre a condução do vereador e a visão da gestão. “Agradecemos ao Igor Franco, que foi uma pessoa que trabalhou bastante para nós, nos ajudou bastante nesse período. Ultimamente, por uma questão de visão dele, não foi possível levar à frente como pensamos, então ele não tem condição mais de ocupar a função de líder dentro do governo”, afirmou.

Agora, de acordo com o prefeito, a escolha de um novo nome será discutida com a bancada governista nas próximas semanas. “Hoje, logo pela manhã, eu comuniquei dessa decisão, agradeci também pelo período, porque ser líder não é fácil, a pessoa tem que dedicar muito tempo para atender uma bancada grande, atender o prefeito, atender todas essas notificações, principalmente no começo da gestão”, disse.

Mabel ressaltou que a saída de Igor Franco não decorre de um rompimento pessoal ou político, mas de divergências de posicionamento em relação às pautas do Executivo. “Não existe nenhuma resistência ou qualquer briga nesse sentido, apenas é uma discordância de ponto. O líder de governo precisa compactuar com a visão do governo, e isso não estava mais acontecendo”, concluiu.

A destituição ocorre em meio à crise política provocada pela aprovação, em primeira votação, do projeto que revoga a Taxa do Lixo, quando Igor Franco, na condição de líder do governo, votou a favor da proposta, contrariando o Paço Municipal. O líder também não quis voltar atrás na sua assinatura na CEI da LimpaGyn, publicada no Diário Oficial do Município no final da semana passada.

Mabel sempre demonstrou resistência com a implantação do colegiado que promete investigar os contratos de limpeza urbana fixados ainda na gestão do prefeito Rogério Cruz (SD). No começo dessa semana, o chefe do executivo decidiu exonerar Diogo Franco, irmão de Igor do cargo de secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, no primeiro escalão da Prefeitura.