COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Presidente da Goinfra adapta slogan de Caiado e diz que em Goiás “ou o buraco muda de estado, ou muda de profissão”

Pedro Sales ecoou discurso que Caiado já adota há quase 8 anos na segurança pública

Pedro Sales durante cerimônia de assinatura do contrato para pavimentação da GO-147, entre Bela Vista de Goiás e Silvânia (Foto: Divulgação)

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, repetiu a frase que praticamente virou um slogan do governador Ronaldo Caiado (UB) na segurança pública. “Hoje em Goiás é assim: ou o buraco muda de estado, ou muda de profissão”, disse. A declaração foi feita durante a cerimônia de assinatura do contrato para pavimentação da GO-147, entre Bela Vista de Goiás e Silvânia. O evento marcou o início da obra de 46,3 quilômetros com investimento de R$ 152 milhões do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).

Sales afirmou que o modelo do Fundeinfra tem permitido reforçar a manutenção da malha rodoviária ao assumir os contratos de grandes obras. “Quando o fundo assume esses projetos, eu consigo ter mais musculatura para investir na conservação. Tenho mais equipes, mais contratos e consigo atingir esse nível de manutenção que estamos alcançando”, disse. O gestor ecoou a frase que Caiado tem repetido ao longo dos últimos anos ao demonstrar os bons índices na segurança pública: “Bandido em Goiás muda de estado, ou muda de profissão”.

Sales destacou que o Ifag assumiu a gestão dos contratos mesmo antes de receber recursos, atuando com equipe própria e estrutura montada. “O estado de Goiás ainda não passou um centavo ao Ifag, e já temos três obras assinadas, com consórcios trabalhando. Isso mostra a vontade e a garra de fazer acontecer”, afirmou, elogiando o presidente do instituto, Armando Rollemberg, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.

Ele explicou que, ao financiar grandes obras como a da GO-147, o Fundeinfra libera espaço no orçamento da Goinfra para reforçar a manutenção das rodovias já existentes. “Quando o fundo assume as grandes obras, eu consigo ter mais musculatura para investir na conservação. Tenho mais equipes, mais contratos e consigo atingir esse nível de manutenção que estamos alcançando no estado”, disse.

Segundo o presidente da Goinfra, mesmo os trechos que não recebem obras diretamente do Fundeinfra acabam sendo beneficiados indiretamente, por meio do reforço no orçamento da manutenção. “Tudo, de alguma forma, tem um dedo do Fundeinfra”, afirmou.

Sales também projetou que Goiás deve se tornar o maior investidor per capita em infraestrutura rodoviária do Brasil a partir do próximo ano. “Hoje estamos atrás apenas do Paraná, mas com o desempenho do Fundeinfra vamos colocar Goiás na liderança”, declarou.

O presidente da Goinfra lembrou as dificuldades enfrentadas pelo modelo anterior de contratação de obras, com processos que levavam até três anos para sair do papel. Agora, segundo ele, os contratos estão sendo firmados em cerca de 80 dias. “Ninguém aguentava mais tanta judicialização, atraso de projetos e paralisações. Esse modelo recupera a capacidade de resposta do estado”, disse.