CINEMA

13º CRASH, festival goiano de cinema, acontece em formato online e gratuito de 9 a 17/12

Entre os dias 9 a 17 de dezembro, Goiânia recebe a 13ª CRASH – Mostra…

13º CRASH estreia categoria de animação
Filme "Subsolo", que integra a nova categoria de animação (Foto: Divulgação)

Entre os dias 9 a 17 de dezembro, Goiânia recebe a 13ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, que desta vez acontece em formato online e completamente gratuito, e apresenta 70 filmes vindos de 18 países.

Ao longo do evento, o público poderá acompanhar a Mostra Competitiva e a Mostra Les Diaboliques, divididas pelas categorias curta-metragem nacional, curta-metragem internacional, longa-metragem e, pela primeira vez no evento, melhor animação.

Os filmes serão exibidos gratuitamente pela plataforma de streaming Darkflix (clique aqui para acessar), de forma restrita ao Brasil.

O CRASH, que foi o primeiro festival de cinema em Goiás, antecedendo até mesmo o Fica, é realizado desde 1999, priorizando os gêneros que comtemplam fantasia, ficção científica, horror e afins.

Para esta edição, que pelo segundo ano consecutivo acontece em formato online, foram inscritos 350 filmes, todos produzidos a partir de 2019 e inéditos no evento.

A curadoria, formada por Carlos Primati e Beatriz Saldanha, especialistas em cinema de gênero; Gurcius Gwedner, cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal); André LDC, cinéfilo; e Márcia Deretti e Márcio Júnior, idealizadores da CRASH, teve a difícil missão de escolher então, os 70 filmes que serão apresentados.

Após o fim da mostra competitiva, os vencedores serão anunciados no dia 16 de dezembro, a partir das 21h30, no encerramento da live que será realizada com o escritor norte-americano, Sheldon Renan. Confira abaixo como fica a programação do 13º CRASH.

Conheça as mostras do 13º CRASH, festival goiano de cinema

Festival goiano de cinema - 13ª CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico

Filme Chris, curta goiano (Foto: Divulgação)

Na agenda cultural desde o fim dos anos 1990, inicialmente o festival foi nomeado como “TRASH”, em uma época em que o cinema ainda era em película, o que tornava sua realização cara e inviável.

Pouco mais tarde, a mostra ressurgiu de cara nova, dando espaço aos filmes em VHS, que tinham orçamento muito mais baixo e ao mesmo tempo, possibilitavam muito mais criatividade, em um formato transgressor que era uma luz sobre como seria o cinema hoje, segundo o que diz Márcio Júnior, produtor e realizador do evento.

Conheça as mostras

Festival goiano de cinema - 13ª CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico

“A Cidade dos Abismos” (Foto: Divulgação)

Mostra competitiva de longas e curtas-metragens

O festival goiano de cinema apresentará ao longo dos dias, 64 curtas e 6 longas, vindos de 18 países. Todos eles integrarão a mostra competitiva do 13º CRASH.

As produções contam com classificação para maiores de 16 anos, sendo possível contar com filmes do Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Rússia, Israel, Espanha, Austrália, Bélgica, República da Coréia, Irã, México, Peru, Japão, Dinamarca e Equador.

O Brasil é o país com maior número de produções selecionadas, seguido de Espanha e França.

Na categoria, serão escolhidos os 4 melhores por um júri, formado por especialistas e professores das áreas de audiovisual, com vasto conhecimento no setor.

Mostra Les Diaboliques: Deretoras de horror 1980-1999

Longa Extraneous Matter

Longa “Extraneous Matter” (Foto: Divulgação)

Para esta categoria, o 13º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, exibirá 20 longas de horror, que tiveram a direção de 14 diretoras pioneiras do gênero nos Estados Unidos, entre as décadas de 80 e 90.

Segundo Beatriz Saldanha, curadora da mostra, é importante destacar que mesmo tendo sido realizados por mulheres, os filmes aqui selecionados seguem a mesma temática do horror, e não necessariamente seguem um viés feminista, apresentando apenas empolgação pela presença das primeiras mulheres no gênero.

” Além de, evidentemente, a ideologia ser um traço individual, a maioria destas mulheres estavam inseridas em um contexto comercial, não-autoral e nadavam a favor da maré”, comenta.

“A seleção especial da Mostra Les Diaboliques: Diretoras de horror 1980-1999 propõe o resgate dessa cinematografia para celebrar o trabalho destas pioneiras de modo que possamos continuar nesta caminhada à nossa maneira, mas reconhecendo de onde viemos”, finaliza.

Serviço

Festival goiano de cinema – 13º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 9 a 17/12

Onde: Darkflix

Acesso: gratuito

Classificação indicativa: 16 anos

Leia também: