HOMENAGEM

Academia Goiana de Letras dos Militares homenageia poeta Pio Vargas nesta quarta-feira (6)

Cerimônia acontece no auditório da Fundação Tiradentes

Academia Goiana de Letras dos Militares homenageia poeta Pio Vargas
Academia Goiana de Letras dos Militares homenageia poeta Pio Vargas (Foto: Reprodução)

A Academia Goiana de Letras dos Militares, também conhecida como Academia Coronel Mauro Borges Teixeira (AGL-MB), realizará nesta quarta-feira (6), às 18:30h, no auditório da Fundação Tiradentes, o lançamento do Ano Cultural em homenagem ao poeta Pio Vargas Abadio Rodrigues. O poeta é o patrono da cadeira nº 20 da entidade, e o discurso elogioso será proferido pelo fundador da cadeira, o acadêmico Divino Alves de Oliveira.

Nascido em Iporá (GO) em 7 de setembro de 1964 e falecido em 8 de março de 1991, Pio Abadio Vargas Rodrigues foi um poeta goiano de vida breve, mas de talento extraordinário, conhecido por sua prolífica produção poética. Ele também atuou como diretor da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás e como servidor da Secretaria de Estado da Cultura, durante o governo de Henrique Santillo. Por muitos críticos, é considerado um dos melhores poetas goianos. Dentre suas obras mais destacadas estão “Anelas do Espontâneo” (GO, 1983), “Anatomia do Gesto” (GO, 1989) e “Os Novelos do Acaso & o Ofício de Afagar Efêmeros” (GO, 1991).

Segundo o presidente da AGL-MB, o coronel da Polícia Militar José Lemos da Silva Filho, além de celebrar a memória cultural de Pio Vargas, a cerimônia incluirá ainda a posse e nomeações de novos acadêmicos e da diretoria para o biênio 2024/2025.

ANOTA AÍ
Ano Cultural em homenagem ao poeta Pio Vargas Abadio Rodrigues
Data: 6 de março
Local: Auditório da Fundação Tiradentes