28 DE JUNHO

Ação para Dia do Orgulho LGBTQIA+ terá filmes e oficinas gratuitas em Goiânia

Em junho é celebrado o “Mês do Orgulho LGBTQIA+”, com diversos eventos e palestras realizados…

Dia do Orgulho LGBTQIA em Goiânia+
Velório de mulher trans vestida de homem causa indignação em Sergipe (Foto: Reprodução/ Pexels)

Em junho é celebrado o “Mês do Orgulho LGBTQIA+”, com diversos eventos e palestras realizados em todo o país, com o objetivo de conscientizar a sociedade e reforçar a importância do respeito. Para se ter ideia da dura realidade, o Brasil é um dos países que apresentam o maior registro de violência por questões de gênero, além de ocupar o topo do ranking entre os países que mais matam transexuais no mundo, segundo dados publicados em 2020. Para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, a Prefeitura de Goiânia também promove uma série de atividades, com exibição de filmes, vagas em oficinas profissionalizantes voltados para essa comunidade e muito mais.

Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas e da Superintendência de assuntos LGBTQIA+ da capital, a programação acontece durante toda a segunda-feira (28). Assim, o objetivo é reforçar o compromisso do Executivo municipal na construção de políticas públicas e afirmativas que preservem os direitos deste grupo, tendo por base o respeito e a equidade.

Ações

Dentre as principais ações realizadas pela prefeitura neste dia, está o Balcão de oportunidades. Serão ofertadas diversas oficinas profissionalizantes para toda a população LGBTQIA+, além de um mutirão de retificações de prenome e gênero, que acontecerá no mesmo local.

Durante a programação também haverá a entregas dos documentos já retificados. Logo após, às 19h30, acontece uma exibição de curtas-metragens roteirizados e produzidos por pessoas trans de todo o Brasil, que participara, do projeto “Audiotransvisual”, que também será detalhado durante a programação do Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Em parceria com o Hemocentro de Goiânia, também será realizada uma ação para doação de sangue, em que a SMDHPA fará o agendamento – por meio do telefone 3524-2802.

Saiba mais sobre o Balcão de Oportunidades

As oficinas são completamente gratuitas e voltadas para a toda a comunidade LGBTQIA+. As inscrições poderão ser feitas das 8h às 18h da segunda, na própria (SMDHPA), que fica no Setor Sul. As temáticas oferecidas são:

  • Barista
  • Garçom e garçonete / Sistemas de pedidos para bares
  • Bartender
  • Atendimento em balcão de casa noturna

Serão ofertadas 20 vagas em cada oficina, que serão realizadas presencialmente. Após o fim do processo de inscrições, a equipe do projeto entrará em contato para dar mais detalhes sobre o funcionamento.

Em decorrência da pandemia, os inscritos serão divididos em pequenos grupos, que serão chamados em momentos diferentes. Vale informar ainda que cada oficina possui uma duração diferente e todos os participantes serão certificados pela SMDHPA e pelos profissionais responsáveis pelos cursos.

Durante o tempo presente nos estabelecimentos, o participante também estará sendo avaliado. Assim, eventualmente poderá ser contratado para freelance por empresas parceiras. Aproveite a ação do Dia do Orgulho LGBTQIA+ e faça sua inscrição!

Audiotransvisual

Foi no ano de 2019 que a ação teve início, oferecendo curso gratuito de formação audiovisual exclusivo para pessoas trans. Contou com a participação de 21 meninas, 8 rapazes e 1 pessoa não binária, de 13 estados brasileiros. Entre eles, participaram a atriz do filme “Bacurau”, Danny Barbosa, e Bernardo de Assis, único ator trans que no momento participa de uma novela da Rede Globo (Salve-se Quem Puder).

Desta ação, os participantes realizaram 18 diferentes curtas-metragens de forma totalmente on-line e dirigidos pelo cineasta André da Costa Pinto (PE). A exibição de curtas tem início às 19h30, também na SMDHPA.

Serviço

Dia do Orgulho LGBTQIA+ – Entrega de documentação pessoal com prenome e gênero retificados, sessão de curtas metragens, Balcão de Oportunidades (oficinas profissionalizantes) e mutirão de retificação de prenome e gênero.

Local: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas – SMDHPA (área externa)

Horário: 18h30

Para mais informações: (62) 3524-2802

Leia também:

14º Dia Internacional da Animação de Goiânia exibe mais de 50 filmes

3ª Live da Esperança une fé, música e ato de doação de sangue