GASTRONOMIA

Alimentação no Carnaval: nutricionista dá dicas do que comer antes e depois da folia; confira

A escolha certa dos alimentos, faz toda a diferença para ter disposição para essa maratona de festa

Alimentação no Carnaval: nutricionista dá dicas do que comer antes e depois da folia
Foto: Reprodução

A preocupação com a alimentação durante o Carnaval é comum entre os foliões que desejam manter a energia e a saúde durante os quatro dias de festa. Para orientar sobre o que consumir antes e depois da folia, o nutricionista Elias Costa conversou com o Mais Goiás e deu dicas importantes para uma boa alimentação antes da folia e para sobreviver a temida ressaca.

Antes de cair na folia, o profissional recomenda a ingestão de alimentos leves, como frutas, sucos, saladas e carnes grelhadas. O trato digestivo demanda muita energia para metabolizar os alimentos, e, portanto, é aconselhável evitar refeições pesadas que possam competir com a disposição para a folia. A hidratação também é fundamental, e a água de coco é destacada como uma opção completa, devido à concentração de minerais essenciais eliminados durante a transpiração, como potássio, magnésio, sódio, cálcio e fósforo.

Para aqueles que desejam aproveitar as festividades sem se preocupar com a ressaca, Elias sugere evitar alimentos pesados, como carnes gordurosas, sementes oleaginosas e massas em excesso. Ele destaca a importância de permitir que o corpo se concentre na desintoxicação, facilitando a eliminação de toxinas. A hidratação continua sendo fundamental, especialmente devido ao efeito diurético do álcool, que pode levar à desidratação e sintomas de ressaca, como mal-estar, tontura e dores de cabeça.

O nutricionista recomenda, durante a folia, a ingestão de frutas mais líquidas, como melancia, abacaxi e laranja, carnes magras, como peito de frango grelhado, e saladas leves, incluindo ingredientes como alface, tomate e pepino. Carboidratos ricos em fibras, como mandioca e aveia, são indicados, enquanto é recomendado evitar comidas muito gordurosas, frituras, embutidos e temperos fortes, que podem comprometer a digestão e prejudicar o aproveitamento das festividades.