CULTURA

Centro Cultural Octo Marques abre exposição fotográfica nesta quinta-feira (14)

Exposição visa mostrar experiência dos refugiados em Goiânia

exposição fotográfica Diários de Refúgio
Calle_que_habla_-_Irene_Barrios

Na quinta-feira, dia 14 de setembro, o Centro Cultural Octo Marques inaugura a exposição fotográfica “Diários de Refúgio”. A abertura da mostra está marcada para as 9h e pode ser visitada gratuitamente até o dia 5 de outubro de 2023. Os horários de visitação são de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

A exposição, com curadoria de Irene Barrios, fotógrafa, e Suzete Bessa, arquiteta, urbanista e professora da Universidade Federal de Goiás, será montada no Hall do Centro Cultural e apresentará um conjunto de 10 obras. Essas obras foram produzidas com base nas histórias de 10 migrantes e refugiados que residem em Goiânia.

O objetivo da mostra é narrar as experiências de deslocamento de migrantes e refugiados através de suas próprias percepções e cotidianos. A exposição é uma contranarrativa fotográfica criada pela artista venezuelana refugiada em Goiânia, Irene Barrios, em colaboração com o grupo de pesquisa Arquitetura Resiliente.

A exposição destaca como a cidadania se manifesta na vida cotidiana dos migrantes e refugiados, abordando temas como a espera, o tempo, o espaço e a burocracia que muitas vezes não coincide com a realidade da vida. A mostra também explora a ideia de um “lugar de pausa” na condição humanitária desses indivíduos, um local temporário enquanto aguardam para se integrar à cidade.

A exposição convida o público a refletir sobre o “entrelugar” na dispersão urbana, onde as relações e a espacialidade improvisada se tornam essenciais para a sobrevivência cultural e resiliência. Cada imagem desperta discussões sobre como as relações moldam a vida dos migrantes e refugiados e influenciam as atividades cotidianas.

Segundo os curadores, a exposição busca compartilhar as diversas experiências dos migrantes e refugiados, desde sua chegada ao Brasil até sua integração na capital goiana. Ela oferece uma visão única do cotidiano desses indivíduos, desafiando visões generalistas e destacando a cultura e a política que moldam suas vidas e integração na sociedade. 

Serviço:

Exposição fotográfica “Diários de Refúgio”

Abertura: Quinta-feira (14/09), às  às 9

Visitação: Até 05/10,

Horários: De segunda à sexta-feira, das 9 às 17h.

Sábados, domingos e feriados, das 9 às 15h

Local: Centro Cultural Octo Marques

Endereço: Rua 4, 515, Ed Parthenon Center, Centro, Goiânia. Entrada pela Rua 7.

Entrada gratuita