Imperdível: Pirenópolis, Jaraguá, Posse e Santa Cruz realizam Cavalhadas no fim de semana
Encenações representam as batalhas entre mouros e cristãos durante a Festa do Divino Espírito Santo
As tradicionais Cavalhadas movimentam quatro cidades goianas neste fim de semana. Entre os dias 23 e 26 de maio, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis recebem apresentações. As encenações representam as batalhas entre mouros e cristãos durante a Festa do Divino Espírito Santo e mantêm viva uma das manifestações culturais mais tradicionais do estado.
Em Santa Cruz de Goiás, as Cavalhadas acontecem no sábado e domingo (23 e 24), às 15h, no Centro Cultural Tio Negrinho. A tradição no município completa 210 anos em 2026.
Na cidade de Posse, as apresentações serão realizadas também no sábado e domingo, a partir das 14h, no Estádio Serra das Araras. A programação inclui a tradicional encenação do “Rapto da Princesa no Castelo Cristão”.
Circuito das Cavalhadas 2026 conta com 15 municípios goianos
Jaraguá recebe as Cavalhadas no domingo e na segunda-feira (24 e 25), às 15h, no Clube das Cavalhadas. A tradição na cidade começou em 1833 e integra as celebrações da Festa do Divino Espírito Santo.
Já em Pirenópolis, a programação será realizada domingo, segunda e terça-feira (24 a 26), a partir das 13h, no Módulo Esportivo. O município celebra 200 anos das Cavalhadas em 2026 e reúne atrações tradicionais como os mascarados e a Banda Phoenix.
Neste ano, o Circuito das Cavalhadas conta com investimento de R$ 5 milhões, o maior já destinado às festividades, com recursos voltados para estrutura, cenários, arquibancadas, figurinos e divulgação.
Leia também:
OVG abre 840 vagas para voluntários no atendimento a romeiros em Trindade
Goiás anuncia início das vendas de nova camisa inspirada na Romaria do Divino Pai Eterno