TRADIÇÃO

Público aguarda Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás

Celebração terá início às 23h59, desta quarta-feira (27)

Público aguarda Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás (Foto: Jucimar de Sousa)
Público aguarda Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás (Foto: Jucimar de Sousa)

Na noite desta quarta-feira (27), inúmeras pessoas já aguardam pelo início da Procissão do Fogaréu, que está previsto para às 23h59, na cidade de Goiás. A estimativa é de que milhares de pessoas acompanhem a celebração da Semana Santa no município.

Tradição no município há 279 anos, a Semana Santa é uma das maiores festividades religiosas do Estado.

VEJA O VÍDEO DOS MELHORES MOMENTOS.

Entenda sobre a Procissão do Fogaréu

Sendo a mais famosa e mais apreciada por turistas, a Procissão do Fogaréu simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo. A tradição é Patrimônio Cultural e Imaterial, que remonta ao século XVIII, com inspiração em um evento originado em Sevilha, na Espanha. Registros apontam que a celebração teve início por volta de 1745, sendo paralisada no início do século XX. Já em 1965, a tradição foi reinventada com a criação da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), permanecendo ativa até o momento.

A Procissão do Fogaréu começa na Quinta-feira Santa, às 00h, na porta do Museu de Arte Sacra da Boa Morte. Em seguida, os farricocos – homens encapuzados, vestimentas coloridas e suas tochas – saem em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário. Ao chegarem no destino, uma encenação é realizada para relatar a última ceia e a presença de Jesus Cristo. Em seguida, a prisão de Cristo é encenada ao som de clarim e, neste momento, a figura do Filho de Deus é representada por uma pintura, frente e costas, feita em linho pela bisneta de Veiga Valle, a Sra. Maria Veiga.