20 ANOS

Edição virtual do ‘Goiânia Mostra Curtas’ começa nesta terça (23/11), com exibição de 86 filmes

A 20ª edição do Goiânia Mostra Curtas – um dos mais populares festivais de cinema…

Filme
Filme "Sem Asas", que integra a homenagem à Grace Passô (Foto: Divulgação)

A 20ª edição do Goiânia Mostra Curtas – um dos mais populares festivais de cinema da capital – tem início amanhã (23/11) e segue até domingo (28/11), com abertura oficial programada para 20h, com uma bela homenagem à diretora, atriz e dramaturga, Grace Passô.

Neste ano, o evento será realizado em formato completamente online e livre para o público, com o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos, já que o cenário ainda é de pandemia.

As transmissões serão feitas pelo canal do Icumam no Youtube (clique aqui), além da exibição de três filmes pela plataforma InnSaei.tv (play.innsaei.tv), que apresentará “República”, “Sem asas” e “Vaga carne”, também com acesso gratuito.

Ao todo serão exibidos 86 filmes, divididos em seis mostras diferentes, que desta vez não incluem categorias competitivas.

Também será possível conferir oficinas, palestras, debates, masteclasses e muito mais, que contribuem para uma celebração ainda mais completa e acessível para o público.

20º Goiânia Mostra Curtas será exibido em países de língua portuguesa

Grace Passô, diretora, atriz e dramaturga, será homenageada no primeiro dia do 20º Goiânia Mostra Curtas: Filmes Goiânia Mostra Curtas

Grace Passô, diretora, atriz e dramaturga, será homenageada no primeiro dia do festival (Foto: Divulgação – Lucas Ávilla)

Além do formato virtual e da ampla grade, que contempla os 86 filmes, outra novidade interessante para o 20º Goiânia Mostra Curtas, é que será transmitido para todos os países de língua portuguesa.

Assim, Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, poderão ter livre acesso ao conteúdo do festival.

Para a organização, a edição deste ano será de comemoração, para celebrar a resistência do setor cultural, e a possibilidade de alcançar um público ainda maior, mesmo em um momento tão delicado quanto o que estamos vivendo.

De acordo com Maria Abdalla, diretora geral e produtora do evento: “No contexto em que vivemos, de desmonte cultural, falta de apoio e incentivo, a importância de se realizar um festival fica ainda mais clara. Foram batalhas travadas diariamente para que pudéssemos estar aqui hoje. O audiovisual segue lutando por si, em prol da cultura”, ressalta.

Confira a programação

Para comemorar os 20 anos de Goiânia Mostra Curtas, o público poderá ter acesso às mostras comemorativas: Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil.

Também rola uma edição especial do Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, com filmes contemporâneos que apresentam um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas que trouxeram curiosas descobertas. Será um programa a cada dia.

Já a A Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra, será apresentada em 25/11, com produções feitas no país entre os anos de 1968 e 2021, com abordagem sobre s realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Ela será dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”.

No dia 28 de novembro (domingo), às 17h, pelo YouTube tem o debate da Mostra Especial com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”.

Para encerrar, o Goiânia Mostra Curtas apresenta no domingo (28/11) uma homenagem à cineasta Adriana Rodrigues também pelo canal do Icumam. A confraternização será através da plataforma Zoom, para participantes, com a DJ Pry Loyola.

Serviço

20º Goiânia Mostra Curtas

Quando: 23 a 28/11 (terça a domingo)

Onde: canal do Icumam no Youtube e plataforma digital InnSaei.tv

Acesso: gratuito

Leia também: