Festa Dona Mulambo celebra tradição afro-brasileira em Águas Lindas de Goiás
Evento acontece no dia 4 de outubro, Terreiro Ilê OmiGbatoJegede
No dia 4 de outubro, Águas Lindas de Goiás, recebe a edição 2025 da Festa Dona Mulambo, com entrada gratuita. A programação inclui exposição de trajes da Pomba Gira, apresentações musicais e de dança, oficina de ilustração e palestra sobre patrimônio imaterial. O evento ocorre em um terreiro de candomblé da cidade e integra o calendário de festejos tradicionais apoiados pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC Goiás), por meio da Secult-GO.
Realizada há mais de uma década, a festa busca preservar manifestações culturais de matriz africana e promover a reflexão sobre o papel da Pomba Gira no candomblé e na umbanda. “Nestes tempos de intolerância religiosa, essa festa e a sua programação, como a oficina e a exposição do vestuário que representa o universo retratado, ainda cumprem o papel de mostrar que o Brasil é um Estado laico e que todas as religiões e crenças merecem respeito”, afirma Daniela Braga, arquiteta e artista visual responsável pelo projeto cultural aprovado.
Segundo Daniela, o objetivo da oficina de ilustração é “desmistificar as crenças equivocadas sobre essas figuras afro-brasileiras, que possuem grande importância cultural”. Ela ressalta que pombas giras como Dona Mulambo, Maria Padilha e Sete Saias são “conselheiras e líderes matriarcas, cujo papel é orientar as pessoas a se manterem fiéis ao seu destino”.
O estilista e babalorixá Henrique Cortes, responsável pela criação dos trajes da exposição, explica que o evento é uma oportunidade de “mostrar à comunidade a realidade de conceitos do candomblé e da umbanda como o Exu e a Pomba Gira”. Ele acrescenta que a iniciativa ajuda a “evitar o apagamento histórico das manifestações de matriz africana”.
A programação inclui também a palestra Patrimônio Imaterial: Narrativa e Oralidade Ancestral, que abordará histórias e mitos ligados às entidades femininas cultuadas nas religiões afro-brasileiras, além de cantigas e danças tradicionais.
A iyalorixá Layane de Osun reforça a importância do projeto para ampliar a visão da comunidade sobre o terreiro. “Estamos trazendo esses projetos para fortalecer a casa e esperamos que com eles a comunidade venha para conhecer seus festejos e também as ações do calendário anual e percebam que não se trata, como muita gente ainda pensa, que o candomblé está ligado a coisas negativas como macumba e feitiçaria”, diz.
ANOTA AÍ
Festa Dona Mulambo: Tradição Arte e Fé
Data: Dia 4/10 das 20 às 23h
Local: Terreiro Ilê OmiGbatoJegede (Rua Mato Grosso, Quadra 18, Jardim Guaíra, Águas Lindas-GO)
Exposição da Indumentária da Pomba Gira: De 4/10 a 7/10
Palestra Patrimônio Imaterial: a Narrativa da Oralidade Ancestral: Dia 6/3/2026
Oficina de Ilustração Guias Espirituais da Umbanda e do Candomblé: Dia 14/8/2026
Entrada gratuita