DANÇA E ARTE

Festival ‘Dança em Trânsito’ chega a Goiânia com programação gratuita

Entre os dias 5 e 9 de agosto, acontece a 20ª edição do Dança em…

Festival Dança em Trânsito em Goiânia acontece no mês de agosto
Esta é a segunda vez que o festival acontece em Goiânia (Foto: Divulgação)

Entre os dias 5 e 9 de agosto, acontece a 20ª edição do Dança em Trânsito em Goiânia – um festival internacional, com o objetivo de difundir, democratizar e valorizar a dança contemporânea. Esta é apenas a segunda vez que a capital recebe o evento, integrando o quadro das 30 cidades anfitriãs.

Com programação inteiramente gratuita, o público poderá participar de uma oficina de criação em dança e residência artística, que acontecem entre os dias 5 e 7, na sala do Teatro SESI. Já a primeira apresentação será realizada no dia 8/8, às 17h30, no Parque Flamboyant.

O espaço será palco para três espetáculos: “Lo que los árboles no cuentam”, com Kiko López e Hector Plaza, de Barcelona (ES); fragmentos do espetáculo “Prosa”, com Nayane Fernandes e Fernanda Hilário (Goiânia/G) e “Adapta-bilidade” com Nimo cia de dança (Rio de Janeiro, Brasil, e Portugal).

Já no dia 9, a partir do meio-dia, o Parque Vaca Brava será palco para Blue Monday”, com Hector Plaza e Agnes Sales, de Barcelona (ES); para “Ekesa-Sanko”, com a companhia de dança Corpus entre Mundos (Brasília/DF) e fragmentos do espetáculo “Prosa”, com Nayane Fernandes e Fernanda Hilário (Goiânia/GO).

O 20º Dança em Trânsito conta com oito circuitos de apresentações, oficinas e residências artísticas, com participação de mais de 30 companhias nacionais e internacionais.

Além de Goiânia, o festival também passa pela cidade de Minaçu, em Goiás, entre os dias 23 e 27 de agosto, para oficina destinada ao público infantojuvenil. Passa também por Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, DF, Pará, Maranhão, Santa Catarina, Paraná,Mato Grosso do Sul, Bahia e Paris.

Sobre o festival Dança em Trânsito

Festival Dança em Trânsito em Goiânia acontece no mês de agosto

O festival realiza apresentações ao ar livre (Foto: Divulgação)

Parte do projeto Ciudades Que Danzan, o festival foi criado no ano de 2002, com o objetivo de difundir e democratizar a dança contemporânea. Ao todo, são 41 cidades participantes em diversos lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Realizado e produzido pelo Espaço Tápias, com direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, há 19 anos o projeto vem realizando espetáculos, oficinas, residências artísticas e ações formativas diversas, atendendo comunidades de vários lugares. Para se ter ideia, já foram mais de mil apresentações de dança que passaram por mais de 30 cidades no Brasil.

“Seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias nacionais e internacionais, como também pelo formato itinerante, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos”, comentam as diretoras do projeto.

Serviço

20º Dança em Trânsito em Goiânia

Quando: 5 a 9/8

Onde: apresentações no Parque Flamboyant e Vaca Brava

Entrada franca

Mais informações: site do festival 

LEIA TAMBÉM: