MÚSICA E POESIA

Festival Juriti: artistas goianos e do DF podem se inscrever até este sábado

Poetas e compositores de Goiás e do Distrito Federal, têm até o próximo sábado (01/05),…

Festival Juriti seleciona artistas goianos e do DF para nova edição
Banda Mundhumano - 1º lugar na categoria música no 6º Festival Juriti de Música e Poesia Encenada, em edição anterior (Foto: Divulgação)

Poetas e compositores de Goiás e do Distrito Federal, têm até o próximo sábado (01/05), para se inscreverem na 7ª edição do Juriti – Festival de Música e Poesia Encenada. O evento, que é bastante tradicional em Goiânia, será realizado de forma remota, já que o cenário ainda é de pandemia.

As inscrições devem ser feitas por artistas de poesia e música autoral, através do e-mail de acordo com o regulamento que pode ser acessado no site do Festival Juriti (clique aqui). Aqueles que forem escolhidos durante o processo seletivo, garantem R$ 300 como ajuda de custo, e ainda concorrem a premiações nos valores de 1 mil, 2 mil e 3 mil reais. A edição tem apoio do Fundo de Artes e Cultura do Estado de Goiás.

A direção do festival fez várias adaptações para que tudo possa ser realizado de forma online, desde as inscrições até as apresentações. Segundo Ricardo Edilberto, diretor do evento: “Ninguém precisa se arriscar. Na Categoria Poesia Encenada não muda muito, pois são enviados apenas arquivos em PDF. Já na Categoria Música, destacamos que enviar o áudio gravado em estúdio ou de forma caseira não fará diferença à seleção dos concorrentes. Nosso foco são a originalidade, a qualidade e a diversidade apenas das composições“, conta.

Lara Morena, que é produtora da sétima edição do Juriti – Festival de Música e Poesia Encenada, destaca que o setor cultural precisa ser movimentado. Em tempos de pandemia, os artistas foram extremamente afetados, já que precisaram se afastar dos palcos e, consequentemente, de suas fontes de renda.

Assim, precisaram se reinventar e encontrar formas de continuar trabalhando. Ajudas emergenciais do governo não são suficientes, então projetos como o Juriti contribuem para que o trabalho da classe cultural siga em frente.

O Juriti precisa voar. Acreditamos ser notório o papel fundamental que o Festival alcançou no meio artístico regional. Se o palco virtual é, hoje, nossa única opção, que assim seja. E que o nosso voo on-line ajude-nos a formar uma grande onda de força para que possamos enfrentar esse momento cada vez mais com união, sabedoria e solidariedade. Vamos juntos invadir o espaço internético com a vitalidade de nossa performática arte. Inscrevam-se!“, reflete a produtora.

Conheça o Juriti – Festival de Música e Poesia Encenada

Festival Juriti seleciona artistas goianos e do DF para nova edição

Artistas e produtores do Festival durante confraternização de encerramento do 6º Juriti (Foto: Divulgação)

Tudo começou há 27 anos, com um grupo de jovens que residiam no Setor Criméia Leste, em Goiânia. Inicialmente, a proposta era apenas criar uma opção de lazer para a comunidade, tendo em vista que único campo de futebol da região – que era o principal ponto de convivência dos moradores – acabou sendo transformado em praça pela prefeitura na época.

Com o fim do campo, o diretor Ricardo Edilberto, remanescente daquele grupo de jovens, explica que o grupo resolveu fazer a primeira edição do Juriti em 1993. “Depois, por falta de incentivo, não demos continuidade. A partir de 2009 iniciamos a retomada, já com a parceria de instituições governamentais por meio de leis de incentivo. Desde então, estamos seguindo nessa luta e consolidando nossa história  agora com esta 7ª edição que será online devido à pandemia“, afirma ele, orgulhoso do trabalho.

Até pouco tempo o Juriti – Festival de Música e Poesia Encenada, continuava sendo realizado no Criméia Leste. No entanto, o setor carece de uma estrutura que comporte o atual tamanho do evento, o que fez com que as últimas edições acontecessem em outros espaços culturais.

Ricardo ainda explica: “Voamos para outros espaços culturais por uma questão de necessidade estrutural, mas nunca deixamos de pousar com parte do evento em nossa aldeia que é o Crimeia. Por isso, pelo menos a abertura, a gente continuou realizando no bairro movimentando a cena cultural local“, comenta. Agora, por conta da pandemia, tudo será feito de forma online.

Serviço

Últimos dias para inscrições da 7ª edição do Juriti – Festival de Música e Poesia Encenada

Até quando: 1º de maio (sábado)

Inscrições: clique aqui

Leia também: