Festa que celebra encontro de Reis Magos com Jesus chega ao fim em Santo Antônio de Goiás
Procissão surgiu de forma simples, como uma brincadeira entre amigos
A Folia de Reis “Meninos de Dezembro” encerra sua jornada de fé em Santo Antônio de Goiás da temporada 2025 nesta terça-feira (30) – o início foi no Natal (25). A caminhada anual do cortejo tradicional, que aborda o encontro dos Reis Magos com o Menino Jesus e a entrega dos presentes, acontece desde 1961 e, neste ano, teve como embaixador e folião responsável o analista de sistemas Alexandre Batista Milhomem, de 31 anos.
Alexandre faz parte do evento desde os 14 anos. Ele revela que a fundação oficial da Folia de Reis “Meninos de Dezembro” aconteceu em 1961. “No ano anterior, em 1960, houve apenas uma tentativa inicial, ainda como uma brincadeira entre amigos. Somente em 1961 o grupo se organizou de forma definitiva, dando início à tradição que permanece viva até hoje.”
Segundo ele, a folia surgiu de forma simples, como uma brincadeira entre amigos. A história do grupo foi contada ao analista por Osmário Limiro, um dos fundadores originais do evento. O embaixador revela que, após a entrega da folia oficial de Santos Reis, o grupo decidiu sair para cantar.
“A partir desse gesto espontâneo, nasceu a Folia de Reis Meninos de Dezembro. Entre os fundadores estão: Antônio Coelho da Silva, Beraldino Teles dos Santos, Divino Teles dos Santos, Edson Coelho da Silva, Joaquim Felizardo da Rocha, José Inácio da Silva, José Limiro Gonçalves, José Teles dos Santos e o próprio Osmário Limiro Gonçalves.”
A folia de Santos Reis acontece entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), com música, dança, rezas e visitas de casa em casa. Trata-se de uma mistura entre o sagrado e o popular. No começo, em Santo Antônio de Goiás, os “pousos” ocorriam nas residências de famílias da região. “Hoje, com 64 anos de fé, devoção e tradição, ela simboliza mais que um evento religioso, a união da comunidade e o compromisso de manter viva uma herança cultural. Mesmo após o falecimento de alguns fundadores, como Beraldino, familiares e amigos decidiram seguir com a tradição.”

Pousos
Alexandre explica que na folia ocorrem visitas às casas de devotos, com os “pousos, almoços e as cantorias”. Inicialmente, eram nove fundadores, mas hoje são cerca de 80 foliões, sendo um responsável pela organização e quatro embaixadores que conduzem os ritos, além de dois festeiros, cujas famílias se unem para cozinhar para os devotos e organizar a decoração.
“Os atos envolvem a cantoria, a reza do terço, tradicionalmente organizada pelas mulheres da família, como Dona Rosinha e Dona Zilda no passado, e atualmente pela Dona Iulina, mais a passagem da coroa e do galho entre os foliões e responsáveis, o que mantém viva a tradição”, explica. Ele revela que, além de Santo Antônio de Goiás, a Folia de Reis “Meninos de Dezembro” também percorre casas de fazendas e residências de devotos em toda a região.