VISUAL

Exposições fotográficas de Luiz Pucci e Kim-Ir-Sen chegam a Goiânia

Abertura oficial será realizada nesta terça-feira (12), às 17h, na Assembleia Legislativa de Goiás

Goiânia recebe Exposições fotográficas de Luiz Pucci e Kim-Ir-Sen 
Goiânia recebe Exposições fotográficas de Luiz Pucci e Kim-Ir-Sen  (Foto: Kim-Ir-Sen)

Após uma temporada na cidade de Goiás, as exposições fotográficas “É favor me olhar com cuidado”, de Luiz Pucci, e “O que o coração vê”, de Kim-Ir-Sen, estarão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia. A abertura oficial será realizada nesta terça-feira (12), às 17h e a visitação gratuita das obras sobre “identidade, história e pertencimento” acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h30, até 21 de setembro.

Com curadoria de Samuel de Jesus e Milton Guran, as mostras integram projeto realizado pela produtora WA Imagem, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO). A programação das exposições inclui visitas mediadas, rodas de conversa, oficinas, palestras e materiais informativos. Também terão recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e QR Codes nos ambientes expositivos.

Sobre os fotógrafos, Luiz Pucci é considerado um dos pioneiros da fotografia em Goiás e apresenta retratos produzidos nos anos 1950, que integram o acervo do Museu da Imagem e do Som de Goiás. Sua mostra possui obras sobre os tipos humanos e as transformações de uma capital em construção, com destaque para a técnica de colorização manual aplicada pelo artista. Já em “O que o coração vê”, celebra-se o legado do fotógrafo documentarista Kim-Ir-Sen, cuja obra denuncia e emociona com profundidade estética e antropológica. As imagens evidenciam seu compromisso com os povos originários do Brasil, como os Bororos (MT) e os Suruís (RO e MT).

O projeto tem coordenação de Wagner Araújo, da WA Imagem, que destaca o poder das imagens em estimular memórias, afetos e olhares sobre o Brasil profundo.