EVENTO

Goiás recebe primeiro Encontro de Jurema em Aparecida de Goiânia no próximo mês

Organizadores afirmam se tratar de mais do que um rito religioso, mas a busca por reforçar laços comunitários e promover o diálogo respeitoso entre diferentes tradições

Goiás terá primeiro Encontro de Jurema Sagrada em Aparecida de Goiânia no próximo mês
Goiás terá primeiro Encontro de Jurema Sagrada em Aparecida de Goiânia no próximo mês (Foto: ClicksdeTerreiro)

Aparecida de Goiânia sedia o I Encontro de Jurema em Goiás em 5 de outubro. O evento inédito em terras goianas, que ressalta a força e a capacidade de organização dos povos de terreiro, acontece no Centro de Cultura e Lazer José Barroso por iniciativa da Cabana Alto da Serra Negra, casa pioneira no Estado, a partir das 14h30.

Vale destacar que a Jurema Sagrada, como é conhecida, é uma religião afro-indígena, de origem nordestina, baseada na veneração de entidades espirituais e no uso da planta jurema, que contém propriedades psicoativas, em rituais de cura e fortalecimento. Durante o evento, haverá programação com uma mesa com autoridades públicas e representantes religiosos, debates sobre temas de interesse das comunidades de matriz afro-ameríndia e homenagens a lideranças tradicionais.

Os organizadores afirmam se tratar de mais do que um rito religioso, mas a busca por reforçar laços comunitários e promover o diálogo respeitoso entre diferentes tradições, fortalecendo a união entre casas e adeptos. Também ocorrerá uma roda em homenagem aos reis Malunguinho, Canindé e aos senhores mestres e senhoras mestras.

Ao fim do evento, uma grande roda em louvor à Jurema Sagrada, com a participação de adeptos e simpatizantes. “A expectativa é que a celebração se torne um espaço de visibilidade para as religiões de matriz afro-ameríndia e para a preservação de seus rituais e símbolos”, diz a organização.

Pioneiro em Goiás na Jurema Sagrada

Juremeiro, o professor de jiu-jitsu Kléber da Silva Damasceno é um dos organizadores. Segundo ele, a escolha de Aparecida ocorre, pois a Casa Alto da Serra Negra é pioneira no Estado nas tradições juremeiras. “Entretanto, escolhemos por ser uma cidade que acolhe diversas expressões religiosas e culturais. Aqui existe uma comunidade forte, plural e aberta ao diálogo, o que torna o município um espaço ideal para sediar esse encontro. Além disso, é uma forma de fortalecer a representatividade da região no cenário religioso e cultural do Estado”.

Segundo ele, a expectativa é reunir sacerdotes, mães e pais de santo, lideranças espirituais e praticantes, criando um momento de aprendizado coletivo e fortalecimento dos laços entre nossas casas e tradições. “Esperamos que esse encontro gere frutos para o futuro, promovendo mais respeito, união e visibilidade para as religiões de Matriz Afro-Ameríndias em Goiás.”

Por fim, ele reforça que “esse encontro representa a valorização e o fortalecimento da tradição da Jurema no Estado de Goiás, e das religiões afro-ameríndias. É um momento de união, de troca de saberes e de reafirmação da nossa ancestralidade. Além disso, é um espaço de diálogo, respeito e visibilidade para a nossa comunidade religiosa, que tem um papel fundamental na preservação da cultura e da espiritualidade afro-indígena no Brasil”.