CULTURA

Iphan inaugura museu a céu aberto nas ruínas do antigo Arraial de Ouro Fino em Goiás

Local fica a 13 quilômetros do centro histórico da cidade de Goiás

Iphan inaugura museu a céu aberto nas ruínas do antigo Arraial de Ouro Fino em Goiás
FOTO: EPITÁCIO SANTOS/IPHAN

Nesta sexta-feira (15), às 15h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) celebra a conclusão das obras de escoramento, consolidação e musealização das Ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino, localizadas a cerca de 13 quilômetros do centro histórico da cidade de Goiás. O evento marca a transformação dessas ruínas, pertencentes a um povoado do século XVIII, em um museu a céu aberto.

O superintendente do Iphan em Goiás, Pedro Wilson, o prefeito da Cidade de Goiás, Anderson Gouvea, representantes da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult-GO), da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal e do Escritório do Ministério da Cultura em Goiás estarão presentes na cerimônia, assim como autoridades políticas locais.

As obras, iniciadas no início de 2023 e financiadas por R$ 1 milhão provenientes de medida compensatória de ajustamento de conduta, foram fundamentais para a preservação e valorização desse patrimônio histórico. O projeto incluiu não apenas o escoramento e consolidação das ruínas do arraial, mas também serviços de impermeabilização nas pedras de adobe. Além disso, uma estrutura para receber visitantes foi implementada, compreendendo calçamento, bancos, alambrado, paisagismo (com 3 mil m² de grama plantados) e uma placa informativa sobre o local.

O processo foi precedido por uma pesquisa arqueológica conduzida pela equipe do Iphan em Goiás, que orientou, apoiou e acompanhou a execução do projeto desde sua concepção. Durante a execução, o Iphan contou com a parceria do Governo do Estado de Goiás, que elaborou o projeto arquitetônico e iniciou o processo de tombamento estadual de Ouro Fino.

Na cerimônia, será formalizado um Termo de Cooperação entre o Iphan e a Prefeitura da Cidade de Goiás para a manutenção contínua do museu a céu aberto. O Arraial de Ouro Fino, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, é uma peça essencial na história de Goiás, atraindo turistas e pesquisadores por suas ruínas, que incluem casarios, a antiga Igreja de Nossa Senhora do Pilar e outras estruturas remanescentes do Ciclo do Ouro.

ANOTA AÍ

Escoramento, consolidação e musealização das Ruínas do Arraial de Ouro Fino 

Local: Ruínas de Ouro Fino, Cidade de Goiás 

Endereço: Estrada de Ouro Fino 

Data: 15/12 

Horário: 15h 

Aberto ao público