LANÇAMENTO

Lançamento: livro conta história de amor ambientada no Planalto Central

Um romance cheio de dramas, desencontros, desobediência civil e fatos históricos. Este é o “Trono…

Trono de Cangalha Aroldo Veiga
Trono de Cangalha, do autor Aroldo Veiga, já está disponível na Amazon (Foto: Divulgação)

Um romance cheio de dramas, desencontros, desobediência civil e fatos históricos. Este é o “Trono de Cangalha“, obra recém-lançada do autor sergipano Aroldo Veiga. Ambientada no fim dos nos 60, na cidade de Dianópolis (TO), o livro é embebido em referências nordestinas, apresentando a história de um garoto que nasceu em meio à caatinga e, na vida adulta, leva para a zona urbana a luta iniciada por seus antepassados.

Ao longo do enredo o autor aborda o cangaço de forma bem sutil, que se apresenta por meio de analogias e memórias do protagonista. Diante de fatos históricos, como a Guerrilha do Araguaia, um comovente romance acaba se desenvolvendo, fazendo com que o leitor mergulhe na saga de um anti-herói.

Sobre Trono de Cangalha

Quando criança, Laércio Ramalho vivia escutando as histórias contadas por sua avó, dona Violeta. Ele se encantava ao ouvir sobre Jesuíno Brilhante, Lampião Corisco e Dadá, que foram os únicos heróis que realmente importaram durante sua infância.

O menino, nascido em uma pequena cidade do sertão baiano, realmente teve sua vida influenciada pelos personagens. Quando adulto, empunhou armas e, assim como seus heróis favoritos, enfrentou as forças opressoras do governo,

Trono de Cangalha, que se passa no Planalto Central entre as décadas de 60, 70 e 80, tem como pano de fundo alguns fatos recentes da história brasileira, como o AI-5, Guerrilha do Araguaia e mais, estendendo sua trama também para outras regiões.

Violência doméstica, solidão urbana, abandono materno e desobediência civil são temas presentes. As abordagens, densas, cedem lugar a contornos suaves em um romance tão comovente quanto o seu desfecho. Em um dos momento, o leitor se depara com o seguinte trecho:

Enquanto os seus pais dormiam a habitual sesta, ela se encontrava comigo em nosso oásis particular, sob o belíssimo céu
anil do Planalto Central brasileiro. Naquele refúgio ecológico, onde o profano e o sagrado se misturavam em harmonia, tórridos momentos de amor foram testemunhados pela natureza edênica do Cerrado. (Trono de Cangalha, p. 107)”

Por meio de um profundo mergulho nas entranhas do Brasil, Trono de Cangalha carrega todos os elementos para uma história capaz de prender a atenção do leitor. Há uma boa mistura entre amor, coragem, rebeldia e suspense, sem abrir mão de uma dose de crítica social.

Sinopse

O que você faria se a miséria e a violência fossem uma constante em sua vida? Se a sua mãe precisasse se prostituir para que você não morresse de fome? Você lutaria para mudar esta realidade, ou se conformaria com o destino que lhe fora sentenciado? Até que ponto você seria capaz de chegar? Em Trono de Cangalha, os seus paradigmas serão alongados até os confins do imaginável.

Você se deleitará com uma linda história de amor, de superação, uma saga que mescla a nobreza de valores humanos com os mais viscerais instintos de sobrevivência. Mas não se engane! Isso aqui não é um conto de fadas. Você também será abduzido, extraído da sua zona de conforto e colocado à beira de um precipício mental.

No instante seguinte, despencará do cume mais alto para o fosso mais profundo da sua própria alma. E então, você está preparado? Meu conselho é não pensar muito. Apenas respire fundo e encare este desafio, mergulhe de cabeça nesta aventura literária imperdível, repleta de lirismo e conteúdo histórico.

A venda já está disponível no

, e também na Amazon.

Leia também: