FESTICHÃ

Matrinchã recebe festival de música gratuito no Dia do Trabalhador com Carlinhos

Evento também é um concurso musical tradicional do Vale do Araguaia, que vai distribuir R$ 20 mil em prêmios

Matrinchã recebe festival de música gratuito no Dia do Trabalhador com Carlinhos
Matrinchã recebe festival de música gratuito no Dia do Trabalhador com Carlinhos

Festival de Músicas de Matrinchã 2025, o Festichã 2025 acontece terá abertura gratuita nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador. O evento, que também é um concurso musical tradicional do Vale do Araguaia, se estende na sexta-feira (2) e sábado (3), sempre às 21h, em palco armado às margens do Rio Vermelho.

Como atrações, estão o cantor Carlinhos, ex-vocalista da banda P.O.BOX., Nilton Ramalho, Anderson Goiano e o DJ Marcos Mota. Já o concurso, que chega a sua 25ª edição e distribui R$ 20 mil em prêmios, teve 52 selecionados em um total de mais de 102 candidatos inscritos.

“Este ano batemos o recorde de inscrições que vieram de candidatos de 4 estados brasileiros”, comemorou Izay Silva, fundador e diretor do evento. Ele reforça que o Festichã é totalmente presencial em todas as etapas da seleção e que os organizadores encaram isso como algo em extinção nesses tempos em que tudo ocorre on-line. “Esta edição também inova como a mais inclusiva. Além das atrações musicais, teremos espetáculos com outros talentos como o mágico ilusionista Haway e o imitador Cícero Rosa, influencer.”

Izay ainda lembra de nomes reconhecidos que passaram pelo Festichã no início de suas carreiras, tais como Clayton Lemes, da dupla Clayton e Romário; Frederico, integrante da dupla João Neto e Frederico; e Marcelo Martins, que formou a dupla João Lucas e Marcelo.

Festichã

O Festichã é realizado anualmente e mantém a tradição de uma iniciativa que está em extinção: realizar concurso musical de modo totalmente presencial num universo dominado por empreitadas dominadas por seleções artísticas feitas no cenário on-line e digital. Este ano o evento vai oferecer um prêmio para participantes do município de Matrinchã numa forma de incentivo aos artistas locais. No Festichã apenas podem participar maiores de16 anos. O evento, que encerrou suas inscrições há duas semanas, é patrocinado pela Equatorial Energia via Lei Goyazes do Governo de Goiás e Secult e tem apoio da prefeitura de Matrinchã.

Carlinhos P.O.BOX. acompanha a história do festival desde suas primeiras edições. Ele será homenageado neste ano. O cantor já antecipou que vai soltar a voz no palco com um repertório que inclui sucessos antigos e hits autorais de seus projetos atuais. Ele ainda lembra que a primeira edição do Festichã foi em 1988 e, desde então, já revelou músicos de várias vertentes, do pop ao sertanejo.