Goiânia vai oferecer castração de cães e gatos com microchip e kit pós-operatório
Prefeitura estima atender cerca de 1,5 mil animais. Procedimento terá avaliação veterinária, cirurgia, identificação por microchip e medicamentos para recuperação
Ir direto pra matéria
Goiânia deve começar, em 2027, um novo programa de castração gratuita de cães e gatos, com previsão de atender cerca de 1,5 mil animais. A contratação, estimada em aproximadamente R$ 750 mil, prevê a cirurgia, além de avaliação clínica, exames, anestesia, implantação de microchip e um kit para os cuidados após o procedimento. O serviço será voltado a animais de famílias de baixa renda, protetores independentes e cuidadores comunitários.
A Prefeitura de Goiânia abriu licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelos procedimentos. O pregão eletrônico está marcado para 16 de outubro, às 9h, pelo Portal de Compras do Governo Federal. O edital completo deve ser disponibilizado a partir de 30 de setembro.
O que está incluído na castração?
Ao Mais Goiás, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) exclareceu que o serviço contratado deverá contemplar todas as etapas necessárias para a realização da cirurgia. Antes do procedimento, os animais vão passar por avaliação veterinária e hemograma para verificar se estão em condições de serem castrados. Após a cirurgia, cada animal vai receber um microchip de identificação.
Também será entregue um kit com analgésico, anti-inflamatório, antibiótico e uma roupa cirúrgica ou colar elizabetano, equipamento usado para impedir que o animal mexa na região operada, para auxiliar na recuperação em casa.

A castração será oferecida tanto para cães e gatos machos quanto para fêmeas.
A previsão é que as cirurgias sejam realizadas em clínicas veterinárias de diferentes bairros de Goiânia, com a distribuição dos atendimentos por regiões da cidade. O cadastro prévio será feito por WhatsApp. O número vai ser divulgado após a contratação da empresa.
A empresa contratada também deverá oferecer acompanhamento durante o período de recuperação após a castração.
Quais animais serão atendidos?
De acordo com a Amma, o programa será destinado a animais pertencentes a famílias de baixa renda, além daqueles sob responsabilidade de protetores independentes e cuidadores comunitários.
Para as famílias de baixa renda, será necessário apresentar o espelho do Cadastro Único (CadÚnico).
Já quem atua na proteção de animais vai precisar procurar a Amma para passar por avaliação e fazer o cadastro como protetor independente ou cuidador comunitário. Segundo o órgão, não vai ter limite para a quantidade de animais cadastrados por tutor.
A estimativa inicial da Prefeitura é de aproximadamente 1,5 mil cães e gatos. A quantidade final e a distribuição das vagas ainda vão depender do número de pedidos feitos pela população. A Amma informou que só será possível definir com maior precisão a divisão entre cães e gatos depois do encerramento dos pedidos de castração.

Quando as castrações devem começar?
Se o processo de contratação for concluído conforme o planejamento da Prefeitura, a previsão é que os procedimentos comecem em janeiro de 2027.
A execução e a fiscalização do contrato vão ficar sob responsabilidade de técnicos da Diretoria de Saúde e Bem-Estar Animal, vinculada à Amma.