MID: Brasília recebe festival internacional de dança em outubro
Evento reúne 28 coreografias, quatro internacionais, quatro nacionais e 20 do DF
De 2 a 19 de outubro, Brasília recebe mais uma edição do Movimento Internacional de Dança (MID). O festival ocupa palcos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e do Espaço Cultural Renato Russo, reunindo produções nacionais e internacionais que destacam as danças urbanas, contemporâneas e expressões de corpos negros e periféricos.
A programação reúne 28 coreografias — quatro internacionais, quatro nacionais e 20 do Distrito Federal. As atividades são gratuitas ou com ingressos a preços populares, de R$ 15 a R$ 30, disponíveis no Sympla e nas bilheterias digitais do CCBB.
Abertura e atrações internacionais
O espetáculo de abertura será apresentado pelo coreógrafo camaronês radicado na França Bouba Landrille Tchouda, da Cia. Malka. Ele estreia com Até Aqui Tudo Bem no dia 2 de outubro, às 20h, no Teatro do CCBB. A montagem é resultado do encontro entre o grupo francês G.U.I.D. (Groupe Urbain d’Intervention Dansée) e jovens dançarinos brasileiros.
“É um manifesto visual e político que explora a juventude negra e suas formas de resistência, expressando a vitalidade das danças urbanas em diálogo com as questões sociais”, afirma Sergio Bacelar, diretor-geral do MID.
O festival também contará com Cellule (3 e 4/10), da bailarina francesa Nach, além de três obras da coreógrafa carioca Alice Ripoll: Puff, Acordo e Zona Franca.
Estreia nacional de Puff
Após temporada no Festival Fringe de Edimburgo, no Reino Unido, Puff terá sua estreia nacional no dia 5 de outubro, às 19h, na Sala Multiuso Túlio Guimarães. No palco, o dançarino Hiltinho Fantástico utiliza elementos do passinho para explorar o conceito de “disfarce”.
“Um elemento que transmite culturas silenciadas ao ocultar técnicas, mensagens, tradições ou conhecimentos ancestrais”, explica Alice Ripoll.
A coreógrafa também apresenta Acordo (7 e 8/10, no CCBB), com quatro artistas negros do Rio de Janeiro, e Zona Franca (9/10, no Teatro CCBB). “Alice e seus bailarinos são comprometidos em dar voz a histórias e experiências que muitas vezes são silenciadas, tornando suas obras essenciais para o tema da diversidade que o MID busca promover”, afirma Guilherme Filho, curador e diretor artístico do festival.
Palco Aberto e Batalha All Style
O Palco Aberto, espaço tradicional do festival, contará com 12 coreografias curtas apresentadas no CCBB (11/10, às 20h) e no Espaço Cultural Renato Russo (12/10, às 19h).
“Ao lado da batalha All Style, onde premiamos talentos da dança urbana do DF, o Palco Aberto é o coração do MID, que nasceu desse desejo de aproximar e quebrar preconceitos e estigmas dos muitos tipos de dança. No Palco Aberto, a dança é o que pulsa, o que faz chamar as pessoas ao movimento”, destaca Sergio Bacelar.
A programação completa está disponível no site oficial do MID.
ANOTA AÍ
Movimento Internacional de Dança (MID)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal
Data: 2 a 19 de outubro
Ingressos: Sympla ou nas bilheterias digitais do CCBB.
LEIA TAMBÉM
Guns N’ Roses se apresenta em Brasília; saiba data e local